Domingo
10 de dezembro
O prêmio perdido
Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17, ARA

Estávamos no primeiro ano, ansiosos por aprender a ler, escrever, desenhar, cantar, decorar versos da Bíblia e brincar. Nesse estágio, eu já havia memorizado a Oração do Senhor, o Salmo do Pastor e a Promessa de Jesus. Um dia, nossa professora pediu que, um a um, nos puséssemos diante da classe e recitássemos de memória nosso verso bíblico favorito. Quem recitasse o verso perfeitamente ganharia um caderno novinho. Esse prêmio era precioso para as crianças e bem mais para os pais. A Segunda Guerra Mundial ainda não havia terminado; os pais não falavam com os filhos a respeito das dificuldades durante a guerra. No entanto, em nossa escola fundamental de uma sala só, nosso papel era uma folha verde de bananeira. Nosso lápis era um pedaço de bambu com a ponta afiada. Se você apertasse demais a folha ao escrever, ela se rasgava em tiras, e se a pressão fosse insuficiente, as letras ou sinais não apareciam. Assim, você pode entender que receber um caderno seria ganhar um precioso e cobiçado prêmio.

Entre as crianças, apenas meu primo Arile e eu estávamos preparados para recitar de memória diante da classe. Fui primeiro e recitei a Promessa de Jesus: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. Voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também.” Inclinei-me e me assentei. Arile sorriu para mim antes de se levantar para dizer o seu verso: “Orai sem cessar”. Ele se curvou levemente e foi sentar-se. Eu disse: “É isso?” A professora lhe deu o caderno. Baixei a cabeça para ocultar minha vergonha e minhas lágrimas de tristeza. A professora veio até mim e cochichou: “Rose, você deixou de fora a parte do verso que diz: ‘E, quando Eu for e vos preparar lugar.'” Balancei a cabeça; eu me havia esquecido de dizer isso. Não é justo. O verso de Arile tinha só três palavras.

Naquela noite li na Bíblia e, dito e feito, o texto está perfeitamente completo. Arile e eu continuamos amigos; mas, toda vez que nos vemos, e ele me diz “Orai sem cessar”, sempre tenho vontade de chorar. Sua mãe me aconselhou a não deixar transparecer que me sinto mal a esse respeito. “Considere isso um lembrete da parte dele para que você ore sem cessar.” E eu também não quero me esquecer da Promessa de Jesus: “Vou preparar-vos lugar. E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também.” É esse o verdadeiro prêmio!

Rose Eva Bana Constantino