A águia perdeu o posto de melhores olhos do mundo. Os felinos, outros bem-dotados em matéria de visão, também foram desbancados. Os cientistas descobriram que o xeno peckii, um pequeno parasita que tem os olhos em forma de framboesa é que tem a visão mais apurada do planeta.
Cada olho do xeno conta com 50 lentes independentes e cada uma capta uma pequena imagem do mundo. Quando o xeno vê um pássaro, cada uma das cem lentes fixa e recolhe 100 pedacinhos do pássaro, ponto por ponto, para depois unir tudo em uma imagem única e perfeita.
Mas ter olhos não é suficiente para ver. Robin Williams, uma designer americana, falou sobre a capacidade de ver, ao formular o princípio da iúca. Robin ganhou um livro sobre plantas e resolveu conhecer as árvores existentes na vizinhança de sua casa.
Antes de sair, leu uma parte do livro e viu que a primeira planta descrita era a iúca, uma árvore ornamental. Diante da aparência estranha da iúca, ela pensou: “Esse tipo de árvore não existe no Norte da Califórnia. Eu nunca vi uma antes.” Com o livro na mão, saiu apenas para se surpreender, ao notar que das seis residências do condomínio onde morava, quatro tinham iúcas em seus jardins. Ela morava ali havia 13 anos e nunca tinha visto aquelas árvores. Ao dar a volta no quarteirão, viu mais ainda: em 80% das casas havia iúcas plantadas.
Robin só começou a se conscientizar da existência da iúca quando pôde classificar a planta. Só então passou a vê-la em todos os lugares. O princípio da iúca é este: o fato de podermos dar nome a algo significa que estamos conscientes desse algo, pois a ignorância fecha os olhos. A Bíblia abre nossos olhos e nos tira da ignorância. É importante ler livros que falam sobre a Bíblia e ouvir o que os pregadores têm a dizer sobre ela, mas por que ficar apenas com a interpretação dos outros se podemos enxergar por nós mesmos, e com mais nitidez?
Por meio da Bíblia, com a ajuda do Espírito Santo você verá o mundo com olhos mais aperfeiçoados do que os olhos do xeno. Ao ler um verso, concentre-se nele até descobrir o que Deus colocou ali, até que o pensamento de Deus seja o seu também. Não se conforme em ficar na superfície. Além de descobrir mais coisas sobre seu amigo Jesus, você sentirá na pele os efeitos positivos da presença Dele.