O rei Davi sabia que estava morrendo. Por isso, mandou chamar seus oficiais, líderes militares e conselheiros para ouvirem suas últimas palavras. Ali estava também Salomão, que Deus havia designado como seu sucessor. Naquela ocasião, ocorreu uma conversa comovente entre o rei e seu filho. O conselho de Davi a Salomão foi de grande importância para o jovem, mas também para nós hoje. Essas palavras colocam a questão do propósito da vida numa perspectiva correta.
O verso de hoje concentra a sabedoria acumulada do grande rei. O primeiro conselho de Davi ao filho foi: conheça a Deus. Ele não disse que Salomão deveria conhecer algo sobre Deus. Saber fatos sobre uma pessoa não significa necessariamente conhecê-la de verdade. Davi queria que Salomão tivesse um relacionamento pessoal com Deus.
É assim que se descobre o sentido da vida. Você deve começar com Deus, Seu Criador. Ele criou você para conhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, identidade e nosso propósito. Se agir desse modo, você O achará. Ele o guiará. Ele o abençoará.
Essa promessa é maravilhosa, mas é condicional. Se você virar as costas para o Senhor, o prejuízo será seu. O jovem príncipe ouviu os conselhos de seu pai naquele dia e se tornou o mais fascinante rei da história do mundo.
Os conselhos dados por Davi a seu filho não foram importantes somente para uma determinada época. Eles são absolutamente atuais e devem ser compreendidos como uma bússola para nossa vida. O primeiro sentido da existência é conhecer a Deus. Não apenas saber informações sobre Ele, mas conhecê-Lo. A questão agora é: Você conhece a Deus?
Assim como Salomão tinha uma missão especial, nós também temos a nossa. Pergunte a Deus o que Ele espera de você; depois, dedique o coração a cumprir os planos Dele para sua vida. Tenha certeza de que um futuro brilhante o aguardará!