Domingo
09 de fevereiro
O que as pessoas veem em nós
“Vocês são Minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e Meu servo a quem escolhi.” Isaías 43:10

Todos os dias as pessoas nos veem. São vizinhos, colegas de trabalho, amigos da escola, transeuntes pelas ruas. Todos notam as nossas atitudes, como somos, como estamos agindo nas situações do dia a dia. Apesar de muitas vezes não percebermos, estamos rodeados de pessoas nos observando. Gostando ou não, somos vitrines para o mundo. Assim como nós notamos outras pessoas, elas também nos notam. E o que as pessoas enxergam quando olham para nós?

Quando as pessoas vão a uma igreja, desejam encontrar Jesus, ouvir sobre Ele, aprender a respeito Dele. Elas fazem isso porque querem algo especial. Quando Jesus Se revestiu de humanidade para morrer em nosso lugar, veio voluntariamente porque nos ama com amor incondicional.

Apesar de termos sido criados à Sua imagem e semelhança, o pecado estragou a perfeição com que o ser humano foi criado. E o pior de tudo é que essa perfeição se perdeu por vontade própria da criatura.

Quando as pessoas olham para nós, elas veem um Jesus egoísta e mesquinho? Será que veem um Jesus orgulhoso, impaciente e mal-educado? Ou seria um Jesus glutão e intemperante? As pessoas veem, em nós, um Jesus insatisfeito com a Sua aparência ou desanimado quanto à Sua missão? Elas veem um Jesus que balança os ombros e diz “não tem nada a ver” diante de princípios e valores ensinados pela igreja? Será que veem um Jesus que vive fazendo fofocas ou falando mentiras, que aprecia falar mal dos irmãos, ou contar vantagens sobre o que faz, Se achando melhor do que os outros?

Se for um Jesus assim que as pessoas veem em nós, elas têm razão de não permanecerem na igreja. Afinal, um Jesus assim não transforma vidas, não salva ninguém. O Jesus que as pessoas precisam encontrar é o Jesus piedoso, perdoador, temperante, modesto, humilde, amável, com firmeza de caráter e que defende a verdade simplesmente pelo fato de ser a verdade.

O que as pessoas veem quando olham para você ou para mim? Nosso dever é seguir o conselho de Jesus: ser o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5:13, 14). Que procuremos buscar e cultivar a cada dia um coração sincero, para que, como resultado disso, sejamos um exemplo com atitudes corretas diante das pessoas, um testemunho vivo de uma vida em harmonia com o “assim diz o Senhor”!

Maria José Franco