Terça-feira
21 de dezembro
O que é loucura?
“Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus. Lucas 12:20, 21

Nos versos acima, Jesus chama de insensato (louco), o homem que acumulou riquezas. Não há nada de errado em ser abençoado por Deus com riquezas. Então por que ele era louco? Não há referências de que ele fosse de má índole, que tivesse enriquecido ilicitamente. Parece ter sido diligente e esforçado. Teve aquilo que lutou para conquistar. O homem da parábola não era louco apenas por ser rico. Sua loucura foi ignorar, na vida prática, Aquele que o suprira generosamente. Ele não negava a existência de Deus, mas era um ateu prático, ou seja, não se submeteu ao governo de Deus.

Ele esqueceu que Deus estava por trás do que possuía. Estava concentrado nas doações e esqueceu o Doador. Não se via como o administrador do Proprietário, mas como o proprietário.

A vida sem Deus é vazia, por mais que se tenha muitos bens. Esse fazendeiro era, na verdade, um pobre rico, cuja riqueza lhe bastava, substituindo a presença ativa de Deus em sua vida. Não é o dinheiro que tirará muitos do Céu, mas o amor a ele, seja muito ou pouco.

Muitas mulheres têm dificuldades com as finanças. Não conseguem fazer um planejamento financeiro, um orçamento nem controlar gastos e muito menos ter uma poupança. Consumistas vorazes, elas gastam antes de ter as condições para isso. É muito importante ser uma mulher equilibrada financeiramente. São admiráveis as que sabem economizar e que não são guiadas por desejos incontidos de consumir.

Por outro lado, há aquelas que fazem das finanças motivo de grande discórdia, de separações, de brigas com os filhos e familiares. Colocam a busca por estabilidade financeira no topo das aspirações e sacrificam princípios e o comprometimento com Deus em troca de bens materiais.

A essas Deus chama loucas, ímpias, insensatas e tolas, pois se preocupam mais com a segurança financeira e social do que com a salvação de sua alma. Elas sofrerão igualmente a destruição eterna.

Como você lida com as suas finanças? Nem a irresponsabilidade financeira nem a adoração à riqueza – Deus espera que sejamos equilibradas, colocando-O sempre no topo de nossos desejos. Seja sábia ao administrar tudo o que foi colocado sob sua responsabilidade.