Vivemos hoje a cultura do “ganhar ou perder”. Questionamos a todo instante se alguma coisa, pessoa ou experiência nos trará algum tipo de benefício. É como se a vida real se tornasse uma espécie de game.
A verdade é que ninguém gosta de perder. Queremos ser os melhores no esporte, em discussões e até ganhar mais likes que os outros nas redes sociais.
O problema é que muitos transferem essa realidade para a religião. “O que eu ganho com a igreja?”, alguns perguntam. Mais do que nunca, essa questão está sendo levantada, principalmente pelas novas gerações. Permita-me, então, mostrar três benefícios que obtemos ao ir à igreja:
Alegria – Davi escreveu: “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à Casa do Senhor’” (Sl 122:1, NAA). Esse verso é parte de um salmo composto para ser um cântico de peregrinação, entoado pelos judeus na jornada até o templo em Jerusalém. Sabe por que esse era um motivo de alegria? Simples. Os peregrinos encontrariam Deus lá. Não deveria ser essa também a nossa motivação para ir à Igreja? Aiden W. Tozer escreveu: “Há mais restauradora alegria em cinco minutos de adoração do que em cinco noites de folia.”
Amizades – A Bíblia diz: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união” (Sl 133:1). Apesar de a igreja ser formada de seres humanos falhos como eu e você, ela é uma excelente fonte de relacionamentos. Quer uma dica? Seja você o melhor amigo para os outros. Abrace mais, sorria mais e trate bem as pessoas.
Perdão – Quando Salomão inaugurou o templo, ele pediu a Deus: “Quando orarem voltados para este lugar”, “ouve dos Céus, lugar da Tua habitação, e, quando ouvires, dá-lhes o Teu perdão” (1Rs 8:30). A igreja deve ser o lugar do perdão, tanto no sentido vertical (com Deus) quanto no horizontal (com o próximo). Você tem praticado isso?
O verso principal de hoje foi escrito há cerca de 2 mil anos. Veja como a sua mensagem é urgente em nossos dias. Quanto mais se aproxima o dia da volta de Jesus, mais deveríamos frequentar a casa de Deus, pois lá sentimos um gostinho da presença de Cristo. Decida ir sempre à igreja para adorar e servir. Você só tem a ganhar.