Enquanto conversava com meus netos, Brian e Mikki, no Natal passado, notei que eles tinham vários quebra-cabeças. Sentamos à mesa e tentamos montar um deles, mas tivemos muita dificuldade em conseguir algum progresso. “Vamos parar de fazer isso agora”, disse um dos meus netos.
“É”, concordou o outro, “podemos voltar mais tarde.” Assim, deixamos o quebra-cabeça incompleto, com peças ainda não usadas dispersas por toda parte. A seguir, nós nos envolvemos em outras atividades da família. De tempos em tempos, porém, retornávamos ao quebra-cabeça e localizávamos uma peça que podíamos encaixar. Ficávamos empolgados a cada um desses acréscimos ao quebra-cabeça. Quando, por fim, completamos o quadro, ficamos tão felizes com o resultado que mandamos emoldurá-lo!
Minha vida é como um gigantesco quebra-cabeça. Às vezes, eu pretendo forçar uma peça a encaixar-se em um lugar que não lhe cabe. Outras vezes, tento colocar uma peça antes que outras tenham sido devidamente encaixadas. Contudo, depois que alguém começa a montar um quebra-cabeça, ocorre o impulso de completá-lo o quanto antes. Ao longo dos anos, aprendi que preciso permitir que Deus coloque as peças do quebra-cabeça da minha vida na ordem correta. Deus tinha um plano para a minha vida, e eu precisava deixar que ele se formasse na progressão escolhida por Ele.
Às vezes, eu não entendo como todas as peças da minha vida devem se unir e em que ordem devo esperar que elas se encaixem. Contudo, Deus garantiu que Ele tem planos. Ele pode ver o quebra-cabeça inteiro, completo, embora eu não possa.
Com Seu auxílio, seguindo Seu exemplo e trabalhando em cooperação com Ele no que diz respeito às peças da minha vida, algum dia, verei o quadro completo e bonito. Compreenderei o Seu plano – a despeito de obstáculos, curvas e desvios ao longo do caminho – ao montar o quebra-cabeça da minha vida. Verei que o resultado final foi emoldurado com esperança e uma eternidade com Ele.
A sinopse da minha vida é: se Jesus for comigo, irei. Eu não trocaria nada pelo quebra-cabeça, por vezes confuso, da minha vida, pois Jesus me guia ao longo do caminho.
Betty Glover Perry