Uma antiga controvérsia geográfica colocava os rios Amazonas, Nilo (África) e Mississipi (Estados Unidos) no centro de uma discussão de gigantes. Quem é o maior? O Nilo, com 6.670 quilômetros já foi o número um. Depois, os geógrafos americanos emendaram o Missouri ao Mississipi e este passou a ter 6.800 quilômetros. O Amazonas sempre foi o maior em volume d’água, até que os satélites o espicharam também. Ele ganhou 500 quilômetros e passou a ser o maior do mundo em extensão: 7.100 quilômetros.
A nascente do Rio Amazonas está a 5.500 metros de altitude, na Cordilheira de Chiva, nos Andes, Sul do Peru. Nos primeiros 1.900 quilômetros, as águas descem em um tobogã andino. Os outros 5.200 quilômetros do caminho são quase planos, descendo apenas 60 metros até a foz, na Ilha de Marajó, Pará, onde se lança no oceano. O Amazonas joga 800 milhões de toneladas de terra no Oceano Atlântico todos os anos. Isso equivale a dez morros como o Pão de Açúcar, que pesa cerca de 75 milhões de toneladas. E, a cada 28 segundos, despeja seis bilhões de litros d’água no Oceano Atlântico.
Para formar esse gigante aquático, são necessários sete mil afluentes, e alguns tão enormes como os rios Madeira, Negro e Solimões. A distância entre as margens chega a 50 quilômetros e o ponto mais estreito está em Óbidos, no Pará, com 1.800 metros. O Rio Amazonas atinge profundidades de 120 metros. A Estátua da Liberdade, com seus 91,5 metros, simplesmente desapareceria dentro dele. Além de peixes como a pirara que, dizem, engole uma pessoa, crocodilos gigantescos vivem em suas águas barrentas. Se fosse salgado seria mar. Tempestades com ventos fortes levantam ondas de aproximadamente dois metros, capazes de virar grandes embarcações.
Assim é o Rio Amazonas, o maior rio do mundo. Perto dele você se sente achatado, miúdo como um lebiste em um aquário. Mas se você gosta de tomar banho de rio e quer fazer isso lá, a aventura será inesquecível, garanto. De qualquer modo, eu quero convidar você para mergulhar no Rio da Água da Vida. Afinal, por que Deus faria um rio de águas claras como cristal? Apenas para ser visto? Se vamos comer dos frutos da árvore da vida que se encontra às suas margens, por que não poderemos brincar em suas águas?