Quarta-feira
30 de junho
O sabor da traição
Mas Jesus lhe perguntou: Judas, com um beijo você está traindo o Filho do Homem? Lucas 22:48

Você já sentiu o gosto amargo da traição? Essa é uma das mais dolorosas experiências humanas. É difícil saber que alguém em quem você confiava lhe foi infiel. No entanto, a infidelidade é uma velha conhecida do ser humano. Desde Abel, que foi traído por Caim, a história da humanidade está repleta de episódios de falsidade, amargura e deslealdade.

Quando descobrimos uma traição, nos sentimos derrotados, porque depositamos nossa confiança em alguém que não a merecia. O que fazer? Alguns ficam tão desesperados que partem para a violência. Outros, em sua angústia, clamam: “Por que, Senhor?” Sem saber como reagir ao golpe, às vezes nos esquecemos de que, apesar das dificuldades, Deus pode reverter a maldição em bênção e demonstrar de diferentes maneiras que não fomos esquecidos.

Quando tudo na vida parece calmo, corremos o risco de nos esquecer de Deus e achar que nossas conquistas e nossos relacionamentos foram obtidos por nossos méritos. Contudo, quando somos atingidos pela desilusão e a dor, somos levados a buscar intensamente a presença de Deus. Em Isaías 43:2 e 3, encontramos uma das muitas promessas de Deus que Bíblia nos proporciona: “Quando você atravessar as águas, Eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois Eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador”. Podemos nos apoderar dessas palavras que nos trazem segurança, esperança e conforto e confiar nelas, pois, apesar dos problemas e decepções, não estamos sozinhos, temos um Consolador.

Um dia, toda tristeza terá fim. Enquanto esse dia não chega, o melhor a fazer é buscar conforto na Palavra de Deus. Em Hebreus 13:5 encontramos uma promessa: “Porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.’” Ele nos conhece e sabe como nos confortar e fortalecer. Nele podemos confiar sem medo, porque o Senhor é fiel e nunca falhará!