Antigamente, cada vinha tinha o seu próprio lagar, uma espécie de cisterna feita na rocha, com dimensões aproximadas de 2,4 metros de comprimento e 1,5 de largura. Ali os trabalhadores pisavam as uvas – um trabalho duro e cansativo, mas que era amenizado pelas músicas entoadas pelos próprios operários. A metáfora do lagar serve bem para ilustrar o sofrimento do Messias em Suas horas finais.
O que você sente ao contemplar Jesus, o Criador do Universo, que possuía trajes reais nunca concebidos por qualquer estilista humano, vestindo então roupas respingadas com o próprio sangue? Esse amor infinito deveria ocupar constantemente o nosso pensamento, como frisou Ellen White: “Bom seria passar cada dia uma hora de reflexão, recapitulando a vida de Jesus, da manjedoura ao Calvário” (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 324 [374]).
Embora estivesse cercado de pessoas, Jesus passou as Suas derradeiras horas sozinho. No Getsêmani, em vez de receber conforto e simpatia por parte dos discípulos, Ele os viu “dormindo de tristeza” (Lc 22:45, NAA). Ali o Salvador da humanidade sofreu terríveis tentações de Satanás, além de provar a ira de Deus contra o pecado do homem. O resultado de tamanha dor foi suar gotas de sangue que Lhe salpicaram as vestes.
Sozinho no Getsêmani. Só, perante Anás e Caifás. Só, diante de Herodes. Só, ao ser julgado por Pilatos. Só, na cruz. Só. “Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonaste?” (Mt 27:46) – foi o Seu grito solitário na cruz. Mas Ele tinha que “pisar o lagar” sozinho. Ele tinha que experimentar a profundidade do abismo causado pelo pecado. Essa foi a Sua maneira “estranha” de salvar: Um levando a culpa de todos (Rm 5:18).
Cristo enfrentou tanto sofrimento e solidão para que ninguém neste mundo tivesse necessidade de perecer. Se você hoje está sozinho, lutando contra inúmeras dificuldades, olhe para Jesus. Ele pode ajudar você. Ele sabe como superar a tristeza, a solidão e a angústia de alma. Lance agora mesmo os seus fardos aos pés de Cristo. Você achará descanso e a melhor companhia do Universo!