Quinta-feira
28 de agosto
O SEGREDO
Eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o objetivo de pôr Jesus à prova e Lhe perguntou: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Lucas 10:25

Rhonda Byrne tornou-se mundialmente conhecida, em 2006, ao lançar o filme e o livro O Segredo, que se transformaram em um verdadeiro movimento global. Sendo o primeiro de uma série de seis volumes, em poucos meses, O Segredo vendeu mais de 34 milhões de exemplares e foi traduzido para mais de 50 línguas. Um ano após o lançamento, Byrne foi considerada pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

O que havia nessas páginas para atrair tanta gente? O conteúdo é uma coletânea de histórias que revelam como, ao aplicarem o conhecimento do segredo, alguns venceram doenças, obtiveram riqueza, superaram obstáculos e alcançaram patamares inatingíveis.

Agora que se passaram mais de dez anos, muitos se deram conta de que o segredo não passa de uma ilusão. Apesar da importância do pensamento positivo na vida das pessoas, o que Byrne apresenta é apenas mais do mesmo: a repetição de clichês comuns a todos os livros de autoajuda,
sugerindo que basta o poder da mente para atrair a felicidade plena.

Muitos querem o segredo do sucesso. Pagam caro por palestras que prometem revelá-lo. Compram livros, fazem cursos, imitam os gestos e a roupa do palestrante motivacional. Eles querem achar o ponto na curva do crescimento.

Entretanto, como disse meu amigo Rodrigo Bertotti, “eles não querem ouvir o básico”. O básico não atrai porque é comum e, às vezes, óbvio. Como você estuda? Como consegue se manter em forma? Qual é o segredo de sua comunhão com Deus? Pessoas que fazem perguntas assim não esperam como resposta “eu leio, eu malho, eu oro diariamente”. Em geral, esperam uma resposta mágica que sirva de atalho para o sucesso. Fazer o óbvio não tem graça.

Fujamos das soluções “mágicas” que pretendem driblar a realidade. Atalhos podem tornar o caminho perigoso. É melhor seguir pela estrada normal. As dificuldades não serão vencidas por autoajuda, mas, sim, pela ajuda que vem do alto. Esse é o verdadeiro segredo da vitória.