Quarta-feira
15 de novembro
O significado da palavra
Filhinhos, não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade. 1 João 3:18

Alguma vez você já contou as muitas nuances e significados diferentes da palavra “amor”? Eu tentei, mas essa palavra é riquíssima e tem diferentes significados em diferentes contextos. Vamos primeiro olhar para alguns usos diários dessa palavra.

O amor pode expressar um afeto profundo e terno que se tem por outra pessoa, tal como o sentimento que nutrimos por membros da família e amigos. Todas nós já dissemos: “Eu amo minha irmã” ou “Eu amo meus filhos”. A mesma palavra também pode simbolizar um forte vínculo emocional que se tem com um amigo: “Eu amo a Susie e o Tom. Eles são os meus melhores amigos”; para indicar uma forte ligação com um objeto ou um animal: “Eu amo minha câmera” ou “Eu amo meu animal de estimação”. Também usamos essa palavra para transmitir o prazer que sentimos com as coisas que experimentamos: “Amo dias ensolarados, flores e arco-íris”; e usamos essa palavra para mostrar reconhecimento e apreço pelas qualidades atraentes de outras pessoas: “Amo sua bondade e seu sorriso”.

Um dos usos mais comuns da palavra amor é para descrever um desejo intenso ou uma atração entre pessoas do sexo oposto, embora também possa implicar um senso de respeito, compromisso e devoção: “Eu amo meu marido” – e ele sabe exatamente o que quero dizer, porque minhas ações para com ele respaldam as minhas palavras.

No entanto, o que queremos dizer quando falamos que amamos o Senhor? Tenho certeza de que a expressão desse sentimento indica não apenas os significados mencionados acima, mas muito mais do que isso. Quando realmente amamos a Deus, nós O respeitamos também por quem Ele é: nosso Criador e Redentor. Quando expressamos nosso amor por Ele de modo verbal, estamos indicando que admiramos, reconhecemos e apreciamos Seu caráter, que O consideramos nosso Pai e Irmão mais velho. Dizer que O amamos significa que somos dedicadas a Ele e que estamos comprometidas a fazer Sua vontade. Gostamos de estar com Ele mais do que com qualquer outra pessoa.

A questão é: Nossas ações confirmam nossas palavras quando dizemos: “Eu te amo, Senhor”? As outras pessoas conseguem ver o trabalho Dele em nossa vida? Eu amo meu próximo, o que inclui meus inimigos, do modo como Cristo me ama?

Senhor, que as minhas ações mostrem claramente a Ti – e aos outros – o profundo amor que sinto por Ti.

{ Rhodi Alers de López }