Segunda-feira
22 de agosto
O tempo de Deus
Então Jesus lhes disse: “Para Mim ainda não chegou o tempo certo; para vocês qualquer tempo é certo.” João 7:6

Esperar pelo tempo de Deus exige paciência e perseverança. A tendência natural do ser humano é achar demorado o tempo que Deus considera ideal. Alguém está orando por um relacionamento, mas acha que o tempo está passando rápido demais e que Deus não toma providências. Alguém está sendo injustiçado e imagina que Deus parece omisso e indiferente. Deus seria lento diante da urgência das nossas necessidades? 

Muitas vezes, quando queremos algo “para ontem”, Deus pede para esperarmos um pouco. A realidade é que somos ansiosos. Em muitas ocasiões, não confiamos no comando divino. Quem não confia em Deus jamais conseguirá aguardar o tempo que Ele julga oportuno. A espera confiante é resultado da fé, que é “a certeza daquilo que esperamos” (Hb 11:1). 

Em Sua missão na Terra, Jesus sempre respeitou o relógio do Pai. Por outro lado, Seu próprios familiares não entendiam a forma como Ele agia: “Ninguém que deseja ser reconhecido publicamente age em segredo. […] mostre-Se ao mundo” (Jo 7:4). Apesar da pressão, Jesus sabia que qualquer exposição antes do tempo poderia levar ao fracasso. Por isso, Ele declarava: “Ainda não chegou o tempo certo.” 

“O mundo, para Cristo, não era um lugar de comodidade nem engrandecimento do próprio eu. Ele não estava à espreita da oportunidade de tomar seu poder e glória. O mundo não Lhe oferecia esse prêmio. Era simplesmente o lugar a que Seu Pai O enviara. Ele fora dado pela vida do mundo, para levar a cabo o grande plano da redenção. Estava realizando Sua obra em favor da raça caída. Mas não devia ser presunçoso, nem Se precipitar no perigo, nem apressar a crise. Cada acontecimento em Sua obra tinha sua hora determinada. Cumpria-Lhe esperar pacientemente” (O Desejado de Todas as Nações, p. 451). 

Qual tem sido sua postura em circunstâncias em que é necessário exercer a paciência e aguardar pelo tempo de Deus? Você tem preferido assumir as rédeas e seguir o próprio destino? Lembre-se de que Deus conhece o fim antes do princípio (Is 46:10). Tenha paciência!