Quinta-feira
16 de janeiro
O TESTE DO MARSHMALLOW
E não nos deixes cair em tentação. Mateus 6:13

Na década de 1960, um estudo conduzido por Walter Mischel submeteu crianças em idade pré-escolar a um dilema árduo. Os pequeninos escolhiam um doce de sua preferência, e, em seguida, cada um era conduzido a uma sala onde ficaria isolado. As crianças teriam que optar entre comer o doce imediatamente ou aguardar o retorno do pesquisador, em 15 minutos, para então receber mais um doce. Esse experimento ficou conhecido como o “Teste do Marshmallow. 

A maioria das crianças se propôs inicialmente a esperar o retorno do pesquisador. Muitas, porém, não foram perseverantes. Algumas conseguiram aguardar por 5 minutos, outras por 10, mas apenas um terço dos pequenos conseguiu resistir por 15 minutos. 

As crianças foram acompanhadas até a idade adulta, e os índices de sucesso daqueles que conseguiram retardar a recompensa foram muito maiores em diversas áreas da vida: melhor desempenho escolar, melhores empregos, salários mais altos, controle de peso, relacionamentos mais duradouros, entre outras vantagens. 

Tempos depois, Walter Mischel voltou aos vídeos dos testes e percebeu que todas aquelas crianças passaram pela agonia da tentação. Aquelas que conseguiram esperar também tiveram que lutar para resistir. O que fez diferença foi que elas acharam formas de se distrair da tentação – elas cantarolavam, brincavam, fantasiavam e até falavam sozinhas. Elas não se concentraram no doce, mas ocuparam o tempo com outras atividades. Aquelas criancinhas nos ensinam que, se você mantiver o foco na tentação, você vai cair. A melhor maneira de evitar a queda é se afastar – mental ou fisicamente – da tentação. Afinal, como dizem, o que vale a pena possuir, vale a pena esperar. 

Não é de se admirar que na Oração do Senhor, um dos sete pedidos essenciais da vida cristã é: “Não nos deixe cair em tentação.” Isso nos garante duas coisas. A primeira é que a tentação vai vir, não sabemos como nem quando, mas ela vai chegar. A segunda é que, quando ela chegar, Deus pode nos ajudar a vencê-la. Essa não é uma oração para escapar da tentação, é para resistir a ela. Portanto, resista. Você não vai se arrepender.