Quinta-feira
15 de novembro
O teste do marshmallow
A criança mostra o que é pelo que faz; pelos seus atos a gente pode saber se ela é honesta e boa. Provérbios 20:11, NTLH

Na década de 1960, o renomado psicólogo Walter Mischel desenvolveu, com uma equipe de pesquisadores, um dos mais famosos testes psicológicos da história: O teste do marshmallow. O grupo selecionou uma quantidade considerável de crianças de quatro e cinco anos de idade e as levou individualmente para o que chamaram de “sala das surpresas”. Cada criança era apresentada a uma guloseima (marshmallow ou outros doces). Em cima da mesa, além dos doces, existia uma campainha.

Para cada criança, era feita a seguinte proposta: ela podia comer imediatamente o doce ou esperar pelo retorno do pesquisador (sem saber quanto tempo isso duraria) e ganhar dois doces. A campainha servia para ela chamar o adulto, caso não aguentasse mais esperar. O objetivo do teste era avaliar o grau de força de vontade de cada uma. Algumas crianças conseguiram adiar o prazer de comer um doce em nome do benefício maior posterior, outras não conseguiram esperar.

Ao longo das décadas seguintes, os pesquisadores acompanharam cada uma das crianças e se surpreenderam com o que viram. Aquelas que tiveram o autocontrole de adiar o prazer tornaram-se adultos bem-sucedidos.

No campo espiritual, muita gente tem trocado os benefícios eternos por prazeres imediatos. Esse foi o problema de nossos primeiros pais. Quando Adão e Eva se depararam com o atraente fruto do conhecimento do bem e do mal, não hesitaram em comê-lo, mesmo tendo sido avisados das consequências ruins daquela decisão.

Depois daquele episódio no Éden, todos nós passamos diariamente pelo teste do marshmallow da vida. Somos tentados constantemente a escolher entre os prazeres imediatos do pecado ou a vida eterna no futuro próximo. Infelizmente, muitos têm escolhido o doce do pecado e rejeitado a abundância da salvação, do prazer e da vida eterna que Deus tem reservado para Seus filhos.

Não troque Jesus pelas ofertas do pecado. Deus tem muito para você. Vale a pena esperar.