A forma como as pessoas levam a vida real reforça ou enfraquece seus argumentos, dizendo mais do que as palavras podem transmitir.
Ainda que não estejamos pregando o tempo todo, nossa vida oferece a cada dia importantes pistas para aqueles que nos observam em busca da verdade, da credibilidade e da utilidade de nossas versões.
Por isso, precisamos sempre examinar a própria vida. Sócrates afirmou: “Uma vida sem exame não vale a pena ser vivida”. E Davi, o rei de Israel, pedia a Deus que o sondasse.
Nós, mulheres, estamos sempre ocupadas, preenchendo o tempo com muitas coisas – trabalho, lazer, e até mesmo coisas dignas para Deus. Será que às vezes não estamos tentando fugir de olhar para nós mesmas a fim de não ter que nos deparar com nossa falta de sentido, nossa infelicidade e nossas fragilidades?
Viver dói e gera medo. Esses são motivos pelos quais muitas pessoas evitam o confronto consigo mesmas. Mas, enquanto não analisarmos a própria vida, identificando até que ponto estamos distantes de nossos elaborados discursos e de nossas belas profissões de fé, pouco poderemos fazer para torná-la verdadeira e satisfatória, e nosso testemunho mais eficiente.
Salomão foi um grande estudioso. Ele entendeu o movimento dos ventos sobre a terra e do ciclo hidrológico, que traz a chuva. Era um horticultor e cultivava uma grande variedade de vinhedos, jardins e pomares. Mas, durante vários anos de sua vida, Salomão se distanciou de seu discurso, pagando com a própria infelicidade e com o sofrimento de seu reino. Felizmente, reexaminou a própria vida na velhice e nos deixou esse legado no livro de Eclesiastes.
Moisés, Enoque e tantos outros homens e mulheres de Deus foram educados nas artes intelectuais de seus dias ou tiveram destaque. A Bíblia fala de suas habilidades, negócios e conquistas, mas eles passaram a vida permitindo que Deus os reexaminasse. Somos grandemente influenciadas pela forma como eles agiram em momentos probantes da vida. Seus exemplos de coragem, confiança e fé em Deus, apesar das fraquezas, são inspirados.
A cada dia, permita que o Senhor a sonde. Que seu testemunho seja o resultado desse reexame diário e da transformação pela graça de Deus!