Terça-feira
12 de maio
O tipo certo de amigo
Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes.” 1 Coríntios 15:33

Não é porque a pessoa frequenta a mesma igreja que você, ou o mesmo Clube de Desbravadores, que ela é a pessoa ideal para ser seu melhor amigo. Alguns, infelizmente, são imaturos, carentes, ou do tipo “sabe-tudo”. Nenhum desses é uma companhia agradável.

O velho ditado coloca a questão assim: “Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.” Isso significa que você precisa escolher bem suas amizades, pois a influência delas pode mudar sua vida. Se a maioria dos seus relacionamentos próximos é com pessoas que levam uma vida que desagrada a Deus, é mais provável que elas o puxem para baixo, em vez de você levá-las para cima.

Eu sei que a escolha das amizades não é um ato premeditado, mas podemos aumentar nossa chance de crescimento para um lado positivo, escolhendo as pessoas certas para se tornarem nossos amigos. A caminhada com boas pessoas nos torna melhores, ajuda em nosso crescimento, mas o contrário também é verdade. Gente difícil e complicada pode nos destruir. Existem pessoas com desvios morais, éticos ou emocionais. Queira você ou não, essa influência acabará pesando negativamente em sua vida. E não adianta imaginar que você é uma exceção à regra. Paulo diz aos coríntios: “Não se deixem enganar” (1Co 6:9; 15:33). O melhor é escolher o “tipo certo” de amigos.

Qual é o “tipo certo” de amigos? Li sobre cinco jovens amigos que resolveram fazer um pacto de amizade. Eles viram outros amigos da mesma idade que eles sucumbindo nas drogas e na bebida, sem chance de dias melhores. Os cinco rapazes assumiram um compromisso de romper com esse círculo vicioso e vencer na vida. Decidiram que dariam o máximo de si para entrar numa universidade, não usariam drogas nem beberiam. Os cinco entraram para a faculdade, quase ao mesmo tempo. Quando um deles tinha alguma dificuldade, os outros quatro percebiam que algo errado estava acontecendo e eles se uniam para lembrar o amigo sobre o pacto que haviam feito. Os cinco completaram um curso superior e foram bem-sucedidos em cada aspecto da vida.

Nem todo mundo serve para ser seu amigo. Portanto, escolha bem suas amizades!