Sexta-feira
22 de fevereiro
O único caminho
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Mateus 6:33

“Você está na Lista dos Dez Ganhadores!”, dizia a inscrição em letras vermelhas e pretas em negrito, num envelope de grandes dimensões. Seguiam instruções impressas, aconselhando o destinatário a enviar o número vencedor do grande prêmio, que podia estar localizado em algum lugar no emaranhado de anúncios. Claro, este é um truque para atrair o beneficiário para comprar uma revista e esperar o quase impossível.

Para aqueles que têm uma renda estável, esse anúncio pode parecer divertido e facilmente é descartado. Para aqueles que têm todos os seus desejos e necessidades atendidos, o anúncio mal chama a atenção. E para aqueles que têm uma firme confiança em Deus para suprir todas as suas necessidades, o anúncio não atrai.

No entanto, existem muitas pessoas que não conseguem trabalhar; estão doentes, paralíticas, cegas ou incapacitadas. Possuem capacidade limitada para aprender, e seu poder aquisitivo é mínimo. Muitos talvez não tenham formação profissional suficiente nem sejam dotados de habilidades sociais adequadas para que alguém os contrate, mesmo que esses indivíduos possam fazer o trabalho. Infelizmente, as pessoas não têm as mesmas vantagens ou oportunidades.

Um anúncio que convida para buscar ganhos de sorteios instantâneos pode parecer maravilhosamente atraente para alguém que é marginalizado ou pobre. De que outra forma eles poderiam não apenas obter os melhores itens, mas também mudar do nível de necessidade desesperada para as necessidades e até os confortos da vida que eles veem retratados nos meios de comunicação? A sedução de um caminho rápido – como ganhar uma competição de sorteios ou loteria estadual – sem dúvida é atraente quando o grande envelope marrom aparece na caixa de correio.

Entretanto, a Bíblia adverte contra o mal uso de talentos, inclusive dinheiro e cobiça. Então como superar o desejo por ganho que não é ganho? Não há nada extraordinário para superar essa tentação. Simplesmente escolhemos confiar em Deus dia a dia para prover nossas necessidades. Procuramos o Seu reino em primeiro lugar, fazendo o que pudermos para prover para nós mesmos. Então confiamos Nele para suprir as necessidades restantes. Essa é a única maneira, e Ele é fiel.

Elizabeth Darby Watson