Domingo
10 de abril
O valor da liberdade
Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. João 8:36

Um dos casos mais bizarros de cárcere privado aconteceu no vilarejo de Arefinsky, na Rússia. Uma mulher de 42 anos foi mantida prisioneira desde os 16, dentro de casa, pela própria mãe. A casa estava em condições sub-humanas. Não havia eletricidade nem água corrente. O último banho de que ela se lembrava tinha acontecido havia 14 anos. O local estava infestado de ratos e gatos. O caso só chegou ao conhecimento da polícia depois de muito tempo, quando a mãe, já idosa e doente, precisou ser hospitalizada emergencialmente.

Quando questionada sobre o que a levou a fazer tamanho mal contra a própria filha, ela respondeu:

– Eu a mantive presa para protegê-la.

Aquela mãe temia perder a filha para o mundo. Não queria que ela conhecesse pessoas, que, da perspectiva da mãe, eram perigosas. Uma das declarações da filha após sua libertação foi a seguinte:

– Minha vida é pior que a vida de um gato. Gatos têm mais direitos do que eu. Eu não existo mais.

Por conta do cativeiro, Nadezhda Bushueva não tinha ideia de como o mundo funcionava e não percebeu o tempo passar.

A liberdade é um direito que não pode ser negado ao ser humano. Ninguém está autorizado a “proteger” alguém tirando-lhe o livre-arbítrio. Deus fez questão de nos criar como seres livres, e Ele sempre trabalhou para que esse valor fosse garantido a Seus filhos. Não existe proteção sem liberdade.

A história do cativeiro de Nadezhda Bushueva pode ilustrar o que acontece quando permitimos que o inimigo nos aprisione no cárcere do pecado. O propósito do diabo é nos manter em condições deploráveis de vícios, maus hábitos, dependência e prisão. Ele é opressor e tirano. Sempre procura uma forma de aprisionar as pessoas. Fama, riqueza, dinheiro, prazer e poder nas mãos de Satanás se tornam iscas poderosas para escravizar e destruir.

Jesus é o único que nos promete vida em abundância e liberdade (Jo 10:10). Unicamente a presença de Deus pode garantir que seremos livres e estaremos protegidos. Como diz o apóstolo Paulo: “Onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade” (2Co 3:17). Permita que Jesus reine em sua vida hoje e sempre!