Tempos atrás, ouvi a história de um menino que estava visitando o monumento de Washington. Impressionado com a beleza da estrutura de granito e mármore de 169 metros de altura, ele tirou uma moeda de 25 centavos de dólar do bolso e disse: “Pai, gostaria de comprar este monumento.” O pai quase riu da ideia inusitada, mas quis ver até onde iria a determinação do garoto. Então sugeriu: “Converse com o guarda do parque sobre seu plano.”
O garoto se aproximou do homem fardado, tirou novamente a moeda brilhante do bolso e, apontando para o obelisco, declarou sua intenção: “Tio, eu gostaria de comprar aquilo.” O guarda se abaixou, sorriu e, olhando nos olhos do menino, disse: “Filho, em primeiro lugar, ele não está à venda. Em segundo lugar, seu dinheiro não é suficiente para comprá-lo. E, em terceiro lugar, como cidadão americano, ele já é seu.” A salvação também é assim. A seguir, veremos três coisas que você nunca pode esquecer:
1. A salvação não está à venda. Não tem preço. Ainda que alguns religiosos tentem colocá-la sobre uma espécie de mesa de negociação, o que se entrega no final é uma cópia barata, uma versão adulterada, uma coleção de sentimentos confusos, uma embalagem recheada de frustração e culpa.
2. A salvação custa bem mais do que o que temos ou poderíamos oferecer. Mesmo que estivesse à venda, não conseguiríamos comprá-la. Não há riqueza, beleza ou grandeza humana que possa comprar o que custou o sangue do Filho de Deus. As melhores obras humanas e mesmo as melhores intenções que possuímos estão manchadas. Como escreveu o profeta Isaías: “Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo” (Is 64:6).
3. A salvação já é nossa em Cristo Jesus. “Já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8:1). Se estamos Nele, estamos salvos. Ele tomou sobre Si a morte que era nossa. A vida que era só Dele agora nos pertence. Simples demais? Bom demais? Estranho demais? Isso é graça. Somos salvos pela graça. Isso não vem de nós. É presente de Deus.
Nunca esqueça: você é um filho amado do Pai do Céu, herdeiro do reino da glória. Valorize aquilo que já é seu e viva.