A palavra alemã schadenfreude é um termo técnico para representar uma característica vivida por algumas pessoas. Schaden significa “dano”, e freude, “alegria”. Quem tem essa característica gosta de ver o sofrimento de pessoas. Imagens de violência e dor geram certa dose de prazer em alguns.
Inveja e rivalidade são as maiores causas desse comportamento. Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos: “Nesse caso, o observador não tem nenhum benefício tangível, e a desgraça não representa uma justiça social. Em vez disso, infortúnios de alvos rivais ou invejáveis agradam porque fazem as pessoas se sentirem melhores com elas mesmas”, explicou Susan Fiske, uma das responsáveis pelo estudo.
Sentir prazer com o mal é uma atitude contrária à natureza de Deus; portanto, todos aqueles que amam o Senhor de verdade vão se sentir felizes com a justiça, paz e retidão. Essa é a essência do provérbio de hoje. O ódio ao mal é uma característica daqueles que realmente amam a Deus.
Essa é uma verdade repetida muitas vezes na Bíblia. O salmista falou de seus sentimentos em relação ao mal da seguinte forma: “Detesto o ajuntamento dos malfeitores, e não me assento com os ímpios” (Salmo 26:5). Ele ainda diz: “Odeio e detesto a falsidade, mas amo a Tua lei” (Salmo 119:163).
O livro de Salmos novamente nos aconselha: “Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois Ele protege a vida dos Seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios” (Salmo 97:10). Ainda no Antigo Testamento, o profeta Amós escreveu: “Odeiem o mal, amem o bem; estabeleçam a justiça nos tribunais. Talvez o Senhor, o Deus dos Exércitos, tenha misericórdia do remanescente de José” (Amós 5:15). O apóstolo Paulo faz eco a essa verdade bíblica em sua carta aos Romanos, em que escreve: “O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom” (Romanos 12:9).
Deus espera que nós valorizemos o bem. Isso implica evitar compartilhar o mal nas redes sociais, cuidar com as nossas palavras e gestos, não assistir a filmes violentos e viver o bem em cada uma de nossas ações. O conselho de Paulo é muito apropriado: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:21). Ame o bem!