Terça-feira
28 de agosto
Ódio, mágoa, cura e perdão
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Mateus 6:14, ARA

Todo mundo que eu conheço já passou pela experiência de se sentir ferido, em uma ou outra ocasião. Pode ter sido como resultado de divórcio, falecimento, tragédia, fraude, pobreza ou alguma outra causa subjacente. A mágoa como resultado de uma mentira é algo que a maioria das pessoas já experimentou. A língua é uma arma perigosa. Tiago 3:8 diz: “A língua, porém, ninguém consegue domar. É mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.” A Escritura também diz que “tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13). Portanto, sou capaz de obter a vitória sobre todas as circunstâncias penosas por meio de Cristo Jesus.

Aprendi que, se deixo de entregar minhas aflições ao Senhor e continuo a me demorar sobre elas, eu me vejo cercada de ódio. O ódio aumenta o risco de pressão alta, derrames, ataque cardíaco e até mesmo da incidência de morte.

Enquanto fazia a faculdade de enfermagem, aprendi que, às vezes, a depressão é a raiva voltada para dentro. Tendo detectado a razão para minha raiva, com o auxílio de Deus comecei a contrariar meus pensamentos, substituindo os negativos por positivos e terapêuticos. Agora sei que o melhor tratamento para o ódio é o perdão. Em geral, a pessoa que causou a mágoa segue em frente na vida, enquanto você fica explodindo eternamente. Falo de uma experiência pessoal, ocorrida anos atrás. Dou graças porque Deus me ajudou a crescer desde então.

Independentemente dos desafios que você esteja enfrentando hoje, a paz vem à tona quando você a encontra no coração, para perdoar. Perdoar por conta própria é impossível, “mas para Deus todas as coisas são possíveis” (Mateus 19:26).

Além disso, o perdão promove a cura. Se a sua mágoa passada levou você a ficar com raiva, peça que Deus a ajude, a fim de que a mágoa e a raiva não se transformem em ódio. Ele conduzirá você por um processo de cura e, com o tempo, a situação toda será, em grande parte, apagada de sua memória. Se, por alguma razão, ocorrer uma recaída, você descobrirá que já não dói tanto. Deus pode curar completamente. Deus tem feito isso por mim, e Ele fará o mesmo por você, se você Lhe der esse privilégio.

Minha oração, hoje, é que Deus nos capacite a perdoar tantas vezes quantas forem necessárias. Assim, quando Jesus vier, poderemos entrar em um mundo sem pecado e viver nele pela eternidade.

Cora A. Walker