Nas Olimpíadas, existem competições não muito comuns. Uma delas é o tiro esportivo, que faz parte do programa olímpico desde os jogos de Atenas, em 1896, primeira edição da era moderna. Um dos requisitos básicos para ter sucesso nessa modalidade é não tirar os olhos do alvo. Quanto mais fixamente a pessoa mirar, maior a possibilidade de acertar.
A vida cristã é semelhante. Se mantivermos nossos olhos fixos em Cristo e em Sua Palavra, teremos sucesso; do contrário, seremos cristãos fracassados na luta contra o pecado. Um dos exemplos bíblicos da importância de manter os olhos em direção ao lugar certo, aconteceu no Éden, antes do pecado.
Eva pecou porque colocou os olhos no lugar errado. A árvore do conhecimento do bem e do mal era o único acesso que Satanás teria para se aproximar do ser humano. Se o casal edênico se mantivesse afastado dela, estaria eternamente seguro do pecado. Mas Eva decidiu arriscar-se, chegando perto daquilo que oferecia risco à sua integridade espiritual e física. Esse foi o primeiro grande erro da humanidade.
A esposa de Adão cometeu uma série de erros que a levou, e depois a seu esposo, a cometer o primeiro pecado da humanidade. Com isso, desencadeou-se uma reação maléfica que dura mais de 6 mil anos. Sobre isso, Ellen White escreveu: “Absorta em sua aprazível ocupação, inconscientemente se desviou de seu lado. Percebendo que estava só, sentiu uma apreensão de perigo, mas afugentou seus temores, concluindo que ela possuía sabedoria e força suficientes para discernir o mal e resistir-lhe. Esquecida do aviso do anjo, logo se achou a contemplar, com um misto de curiosidade e admiração, a árvore proibida” (Patriarcas e Profetas, p. 53, 54).
Muitos cristãos têm se perdido porque andam contemplando coisas que não deveriam. Gastam tempo diante da TV, vendo violência, acessam sites indevidos, leem livros que ensinam o contrário da Bíblia, veem séries que não edificam, etc. Em vez de olharem para Cristo, contemplam as obras do inimigo de Deus.
Como afirmou Bruce K. Waltke: “Enquanto as pessoas estão olhando fixamente para a verdade celestial, Satanás não tem nenhuma vantagem sobre elas.” O problema é que alguns desviam o olhar de Jesus, correndo, assim, sérios riscos de morte eterna.
Se você quiser acertar o alvo espiritual, fixe seus olhos no Mestre. Essa é a única maneira de ser um campeão nas Olimpíadas celestiais.