Todos os quatro evangelhos registram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Não houve ninguém que não ficasse sabendo de Sua chegada. A multidão abalou Jerusalém.
Lucas relata que “toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente e em alta voz” (19:37). Eles estavam levando seu Rei para ser entronizado. Havia um mar de gente em torno de Jesus. O louvor e o entusiasmo pouco a pouco foram contagiando a multidão.
A palavra que deu o tom daquela manifestação foi “Hosana”. Essa expressão era usada nas festas de Israel em especial quando o povo cantava os Salmos 115 a 118. Durante o cântico ou recitação desses salmos, as pessoas exclamavam: “Aleluia!” e “Hosana!”. Era uma exclamação de júbilo e uma invocação de bênção para o Messias. Ele aceitou o louvor e a adoração da multidão. Jesus estava montado num jumento com a postura de Rei, e o povo extravasava suas emoções. O texto descreve uma explosão de louvor.
Tudo estava em ordem. O objeto do louvor era Jesus. O espírito era de gratidão. Estavam ali os troféus dos milagres de Jesus. Os cegos, a quem Jesus tinha devolvido a visão, abriam a marcha da vitória. Os mudos, cuja língua Ele havia soltado, eram os que clamavam mais alto. Os que um dia foram paraplégicos saltavam de alegria e foram os que subiram nas árvores para arrancar folhas e jogá-las ao chão. Os leprosos purificados estendiam as vestes limpas para a passagem do Rei. E Lázaro conduzia o animal no qual Jesus estava montado. Todos clamavam: “Hosana!”
Os fariseus pediram a Jesus que mandasse Seus discípulos se calarem. Ele respondeu: “Se eles se calarem, as pedras clamarão” (Lc 19:40). Deus fez coisas tão grandiosas por nós que deveríamos ter dificuldade de ficar calados. Fomos comprados com o precioso sangue de Jesus. Podemos nos calar? Nunca! Fomos salvos da destruição. Ficaremos em silêncio? Impossível! Quem compreende o que Jesus fez não pode se calar.
Faça a descoberta mais linda da vida, ou seja, o que Deus fez, faz e fará por você. Como resultado, o verdadeiro louvor estará constantemente em seus lábios.