Qual é o segredo da vida longa e feliz? Muitos pesquisadores têm viajado o mundo e entrevistado pessoas de vários países em busca do segredo daqueles que vivem mais tempo.
Curiosamente, um dos grupos mais longevos do planeta são os adventistas do sétimo dia que vivem em Loma Linda, nos Estados Unidos. Os adventistas são cerca de metade dos 24 mil habitantes do local. Além de valorizar a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares, a principal marca desse grupo é a guarda do sábado como um dia especial, separado para descanso e atividades religiosas.
Os pesquisadores descobriram que os adventistas desse lugar vivem em média 11 anos a mais do que as pessoas costumam viver nos Estados Unidos. A expectativa de vida norte-americana é de 77 anos. Quantos dias vive uma pessoa que chega a essa idade? É só multiplicar 77 por 365, a quantidade de dias de um ano. O resultado é 28.105 dias.
Se essa pessoa guardou todos os sábados durante todo esse tempo, quantos sábados ela guardou no total? Basta dividir a quantidade de dias por 7. Assim, descobrimos que, em 77 anos, uma pessoa guarda 4.015 sábados.
E se colocássemos um sábado ao lado do outro, como dias seguidos, quantos anos todos esses sábados representariam? Basta pegar os 4.015 sábados que essa pessoa observou e dividir por 365. O resultado é exatamente 11. São 11 anos de sábados.
Você entendeu? Essas pessoas guardaram 11 anos de sábados ao longo da vida, e Deus acrescentou exatamente 11 anos à sua expectativa de vida. É como se Ele estivesse dizendo assim: “Cada vez que você decide Me dar um dia, Eu decido lhe dar outro em troca. Cada sábado que você decide Me dar representa um dia a mais que Eu vou acrescentar em sua vida.”
E olha que 11 anos é muito pouco se comparado à eternidade que Deus tem para aqueles que escolhem Lhe entregar o tempo. A verdade é que não somos nós que guardamos o sábado. É o sábado que nos guarda. Experimente.