Sábado
31 de agosto
Oportunidade
[Há] tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria. Eclesiastes 3:4

Era junho de 2013 quando David Steindl-Rast subiu ao palco para falar sobre felicidade. Ele sabia que esse é um desejo universal, presente em todos os seres humanos, independentemente de sua condição. Em sua palestra, ele propôs um segredo para alcançar essa meta: ser grato. Ele apontou para aqueles que tinham tudo, mas nunca se satisfaziam, e contrastou com aqueles que tinham pouco, mas eram gratos e desfrutavam a felicidade. Para Steindl-Rast, ter uma atitude de gratidão nos permite viver com suficiência, coragem e respeito. Ser grato nos ajuda a ver o melhor nos outros e nos permite desfrutar a vida com mais intensidade. 

Mas será que podemos ser gratos pelo que é negativo? Steindl-Rast respondeu que não podemos ser gratos pela violência, guerra, opressão ou exploração. No aspecto pessoal, não podemos ser gratos pela perda de um amigo, pela infidelidade ou pelo luto. No entanto, ele ressaltou que devemos ser gratos sempre que houver oportunidade. Quando paramos para olhar com atenção, percebemos que a vida nos oferece muitas oportunidades, mas perdemos muitas chances por estar sempre tão apressados e distraídos. 

Salomão já dizia: “Deus fez tudo formoso no seu devido tempo. Também pôs a eternidade no coração do ser humano, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim. Sei que não há nada melhor para o ser humano do que alegrar-se e aproveitar a vida ao máximo” (Ec 3:11, 12). Por mais que nossa vida não seja exatamente aquilo que desejávamos, devemos aproveitá-la ao máximo e desfrutar o que Deus colocou em nossas mãos. 

Lembre-se sempre de que a eternidade é construída neste momento. Cada instante é uma oportunidade para ser grato e usufruir ao máximo o dom da vida. Aproveite cada momento como se fosse o último e esteja aberto às oportunidades que o Senhor lhe oferece. 

Agradecer por tudo que recebemos nos ajuda a viver com mais felicidade e propósito, sabendo que temos um Deus amoroso que está sempre conosco. Nunca deixe de agradecer ao Eterno, não só pelas coisas boas, mas também pelos desafios e dificuldades que nos ajudam a crescer e nos tornar mais fortes.