Quando alguém tem um sonho e decide pagar o preço para torná-lo realidade, é possível que encontre oposição no meio do caminho. Geralmente aparecem pessoas que duvidam e tentam plantar desânimo no coração do sonhador por meio de palavras e de posturas. É o caso da jovem que ouve o comentário infeliz da própria tia dizendo que ela não tem chances de passar no concorrido vestibular. Ou do rapaz que quer crescer na empresa, mas precisa lidar com um colega de trabalho que vive “puxando seu tapete”. É possível que você conheça outros exemplos parecidos.
O livro de Neemias contém uma história incrível de superação. O povo de Deus atravessava uma crise, mas alguém se levantou e tomou posição no mundo espiritual. Neemias, um judeu que era copeiro do rei da Pérsia, apresenta lições sobre a importância da oração, a necessidade de boas conexões e o valor da liderança sábia e corajosa. Enquanto liderava o povo na tarefa de reconstruir os muros de Jerusalém, ele recebeu duras críticas, teve suas motivações contestadas e foi ameaçado. Mas, por meio de seu exemplo, podemos aprender lições sobre o modo de lidar com a oposição.
Antes de tudo, precisamos de oração. Neemias registrou muitas de suas orações no livro. Ele abria constantemente o coração diante de Deus a respeito do que estava enfrentando. Quando oramos, Deus encontra portas abertas para agir, especialmente em nós. Nem sempre a oposição desaparece depois que proferimos o amém, mas nossa atitude diante dela é afetada.
Outro aspecto essencial é termos uma visão clara da importância do que estamos fazendo. O verso bíblico de hoje contém a resposta de Neemias ao convite de seus opositores. Em outras palavras, ele disse: “Ei, não tenho tempo a perder. Tenho uma grande tarefa a cumprir, e o melhor de meu tempo e de minha energia serão empregados nela. Não posso parar agora, muito menos para dar atenção a quem não está contribuindo comigo.”
Esse era o nível do comprometimento de Neemias. Ele estava preparando uma cidade para o povo. E o que dizer de nós, que temos a tarefa de preparar um povo para a cidade santa? Não permita que ninguém o impeça de cumprir sua missão nesta Terra. Deus quer usar sua vida para restaurar pessoas. Aceita o desafio?