Domingo
11 de setembro
Ora Et Labora
Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. Mateus 7:8

Oração sem ação se relaciona com presunção. Se a oração move as mãos de Deus, a proatividade move as mãos do cristão. Ora et labora [Orar e trabalhar] é uma frase que remonta às antigas práticas monásticas de São Bento de Núrsia. Essa era a regra básica de vida para os monges que viviam nos mosteiros em Montecassino, na Itália. A ideia era que orar e trabalhar ajudam o ser humano a se desenvolver de forma completa. Não apenas estudo e consagração, mas também trabalho. Os monges acreditavam que oração e trabalho eram a chave do sucesso.

Na contramão dessa visão, há cristãos que só querem orar e nada mais. Esquecem da importância da ação. Ellen White advertiu sobre esse problema: “Aquele que nada faz além de orar em breve abandonará essa prática; suas orações acabarão se tornando uma formalidade rotineira” (Caminho a Cristo, p. 89 [101]).

Diante de alguém com necessidades básicas, alguns escolhem fazer uma oração e “colocar o caso na mão de Deus”. Mas, e a comida, a roupa e a ajuda? A oração aciona a ação de Deus e, em resposta à intercessão, em geral, Deus aciona a força de trabalho de quem orou. Se resolver interceder por alguém, esteja consciente de que o Céu contará com você para agir em favor da situação pela qual orou.

No ritual do santuário, o sumo sacerdote era responsável por fazer uma obra sagrada de intercessão no Dia da Expiação. Ele devia entrar no lugar santíssimo e, na presença de Deus, orar para que os pecados da nação ao longo de todo o ano fossem perdoados. Após essa ação de intercessão, ele saía e abençoava o povo. Essa realidade representa muito bem o papel do intercessor. Quem ora se torna instrumento para abençoar as pessoas pelas quais orou.

Cristo, nosso supremo Sumo Sacerdote, é o exemplo máximo do que significa orar e trabalhar. Ele não apenas rogou por nós. Acrescentou à Sua oração a ação mais diligente, santa e poderosa que alguém poderia praticar por outro: Ele entregou a vida para nos salvar.

Se você quer ser um intercessor de verdade, esteja disposto a agir para abençoar as pessoas. Siga o exemplo de Jesus e se surpreenda com as respostas lindas que terá para suas orações. Você mesmo e sua ação serão o cumprimento dos pedidos que fez a Deus. Ora et labora.