Primeira Tessalonicenses 5:17 diz que devemos orar “continuamente”. Bem, pensei, é isso que tenho feito. Tenho orado, orado, e ficado até mais cansada e desanimada.
Orar sem cessar pode ser muito difícil para mulheres ocupadas. “Meu único lugar quieto”, certa vez me disse uma jovem mãe dinâmica, “é no banheiro, sentada no vaso sanitário. Mas não posso ficar lá o dia todo.”
Então descobri um livrinho intitulado Espresso Prayer [Oração Expressa]. Espresso (um verbo latino que significa “forçar a saída”) é também o nome de um café de sabor forte, servido em pequenas xícaras. Embora não tendo interesse por café, achei proveitosa a comparação que o escritor faz entre a oração e o espresso. O autor do livro explicou que, ao longo do dia, podemos formular pequenas orações. Deus não pede que passemos o dia inteiro na mesma oração longa ou “grande”. Ele permite que façamos orações do tipo “expresso” ao longo do dia. Com Deus, podemos desenvolver algo como um SMS (serviço de mensagens curtas). Podemos fazer isso enviando-Lhe mensagens curtas, concentradas, o dia todo. Além das minhas orações da manhã e da noite, agora já comecei a fazer das orações “expresso” um modo de vida.
Quando vejo, no supermercado, uma mãe lutando com uma criança desafiadora, faço uma oração curta, intensa, em favor dela, em vez de julgá-la. Por favor, Senhor, dá a essa senhora uma bênção especial para este dia. Quando vejo um rapaz na rua, procurando algo no meio de uma lata de lixo, oro: Querido Senhor, ajuda esse rapaz a encontrar um abrigo onde passar a noite. Na igreja, quando vejo uma idosa reclamando de crianças barulhentas, em vez de balançar a cabeça, oro: Querido Senhor, ajuda essa senhora a encontrar alegria nos olhos brilhantes dos pequeninos. E agora faço muitas orações “expresso” durante o dia, enviando a Deus “textos” pelo SMS. E Ele tem atendido a muitas delas.
Eu gostaria de incentivar cada uma de nós a desenvolver uma “cultura” SMS com o nosso Criador. Orações “expresso” alcançarão o Céu durante aqueles momentos em que não podemos ficar ajoelhadas durante horas. A oração incessante se torna uma realidade ao longo do dia, quando desenvolvemos novos hábitos ao orar. A oração se transforma em uma alegria maior e um modo de vida que lhe trará ricas recompensas, assim como trouxe para mim.
Denise Hochstrasser