Os discípulos viram Jesus realizar muitos milagres. Ouviram Seus ensinamentos e pregações, mas não pediram a Jesus que lhes ensinasse a curar ou pregar. Eles queriam saber qual era o segredo de Sua vida de oração. Pediram a Jesus para que os ensinasse a orar.
Há certos princípios da Palavra de Deus aos quais precisamos prestar atenção. Mesmo os discípulos não prestaram atenção ao que Jesus lhes ensinou. Ele lhes disse que a oração tem dois objetivos: (1) Glorificar a Deus. Ele afirmou: “Tudo quanto pedirdes em Meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14:13, ARA). Quando oramos, somos os beneficiados, mas Deus é o Doador. E a glória é sempre Dele. (2) Experimentamos uma alegria completa. É o que Ele diz em João 16:24: “Até agora vocês não pediram nada em Meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.” A maioria não sabe o que é isso.
A oração respondida produz alegria. Não uma alegria qualquer, mas “alegria completa”. Ninguém pode oferecer a você nada melhor. Em Surpreendido pela Alegria, C. S. Lewis escreveu que nós “somos como crianças fazendo bolinhos de areia na favela, porque não conseguimos imaginar o que significa passar as férias na beira do mar”.
Não adianta cantar “o melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador” se você não tem um tempo especial de oração a cada dia. Orar é uma das duas coisas mais difíceis que eu encontrei para fazer na vida. Por que é tão difícil orar? Simplesmente porque não gostamos de orar. A oração não é uma coisa lógica. Às vezes, você tem que ajoelhar, e isso incomoda. Depois, tem que falar com alguém que você não vê. Deixa eu falar uma coisa para você francamente: mesmo sem vontade, mesmo sem saber como, vá até o seu quarto e feche a porta. Dirija-se a Deus, lembrando-se de algo recente, mais ou menos assim: “Senhor, eu não sei o que estou fazendo aqui. Não sei como orar. Hoje, eu vi um comentário no Facebook que me deixou chateado…” Pronto, você já está orando. Não precisa de palavras bonitas. No início, suas orações talvez não façam sentido, mas com o tempo a oração transformará você em amigo íntimo de Jesus. Você vai trocar isso pelo quê?