Em uma viagem ao Acre conheci uma irmã bem simples, mas incrivelmente poderosa, que revolucionaria minha vida de oração. Uma amiga, me contando a respeito de um hábito tão inspirador que essa irmã mantinha, despertou em mim o desejo ardente de desenvolver também o mesmo hábito: orar a Bíblia por alguém especial.
Minha amiga me contou que todos os anos aquela irmã lia uma Bíblia para cada neto. Sem entender ao certo, questionei como era ler a Bíblia para o neto, e a explicação veio: “Ela lê os capítulos da Bíblia e vai orando pedindo que Deus coloque aquelas virtudes que ali estão descritas na vida do neto. Ou, se o texto traz advertências, que o Senhor plante tais orientações neles.” Achei aquilo incrivelmente lindo e especial. Enquanto ainda refletia, minha amiga concluiu dizendo que aquela irmã tem nove netos!
Voltei para casa decidida a ter essa experiência, não com meus netos, mas com meus filhos, que ainda são pequenos. Separei a Bíblia, escolhi o livro que iria começar a ler e tive a ideia de escrever pequenos recadinhos em post-it, ao final de cada trecho lido, colocando a data em que li e orei aquele texto para eles.
Meu objetivo é entregar esta Bíblia lida, grifada, chorada e cheia de recadinhos, quando eles estiverem deixando nosso lar para irem estudar fora. Sei que será um dia muito emocionante quando receberem essa Bíblia especial que eles nem imaginam. Entretanto, hoje já estou sendo sobrenaturalmente abençoada. Tem sido uma experiência incrível ler a Bíblia e orar os versos clamando para que aquilo direcione, molde, transforme a vida de meus pequenos.
O salmista realmente estava certo quando disse que a Bíblia deve iluminar nossa vida. Quero desafiar você a orar a Bíblia por alguém que você ama. Talvez seu esposo, algum irmão, seus pais ou filhos; enfim, você sabe para quem. Comece hoje mesmo. Sei que você será transformada e viverá experiências incríveis com Deus. Suas orações da Palavra alcançarão poderosamente a vida da pessoa por quem você orar.
Creio que as mudanças que espero ver em mim, como mãe, e em meus filhos ocorrerão em consequência de orações de fé. Como disse Ellen White: “Por vossas ferventes orações de fé, podeis mover o braço que move o mundo” (O Lar Adventista, p. 264). Temos grandes razões para desfrutar o privilégio de orar a Bíblia.
Wélida Dancini