A discussão estava acirrada naquela aula de biologia. De um lado, o professor e um grupo de alunos apoiavam as ideologias evolucionistas; de outro, alguns alunos cristãos apresentavam a visão do criacionismo. Os argumentos evolucionistas eram apresentados “em nome da ciência”. Em geral, muitos defensores do evolucionismo desconsideram que ele é uma teoria, não uma verdade absoluta.
Mesmo assim, naquela aula, os criacionistas eram ridicularizados por crerem em Deus e por rejeitarem um “postulado” científico. Seu ponto de vista era apresentado como inapropriado para o debate acadêmico. Alguns críticos não sabem, ou fingem não saber, que criacionistas creem na Bíblia, mas não abrem mão do estudo sério da natureza.
Aqueles evolucionistas desconsideravam que, no fim das contas, é preciso também ter fé para acreditar em sua teoria. As lacunas nessa maneira de explicar as origens do Universo e da vida são muitas. Por outro lado, embora a fé seja indispensável no criacionismo, existe muito mais lógica em acreditar que tudo veio das mãos do Criador. As evidências desse fato são inúmeras. A complexidade da existência aponta para uma origem planejada, e não aleatória. Além disso, a presença de leis fixas na natureza e no Cosmos evidenciam a condução do Mantenedor de tudo. Ele planejou cada detalhe e trabalhou para que a vida criada pudesse ser mantida. Nada se mantém por acaso na vasta criação de Deus.
Reconhecer nossa origem é essencial. Afinal, quem veio do nada pode ter algum valor? Pode sonhar em ir para algum lugar? A Palavra de Deus apresenta a visão de que os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus. Ele planejou cada detalhe de nossa vida, desde o ambiente ideal até as condições sociais para que nossa existência encontrasse sentido e felicidade.
Se isso não fosse suficiente, Deus foi às últimas consequências por amor à Sua criação. Com base em seu livre-arbítrio, a humanidade escolheu pecar, e isso resultou em morte, algo contrário ao plano divino. Para resolver esse problema, Deus enviou Seu Filho para morrer no lugar dos perdidos, devolvendo o direito à vida eterna, conforme Seu plano original.
Deus é nosso criador. A Bíblia revela nossas origens, direciona o presente e nos enche de esperança quanto ao futuro. Creia no que ela apresenta, e você encontrará o caminho certo para o destino que Deus preparou para sua vida.