Sábado
27 de julho
Os anjos do mar
“Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. “Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.” Isaías 1:18

Inteligentes, dóceis e grandes cantoras. Esses são alguns dos atributos da única baleia que povoa as águas geladas do Círculo Polar Ártico, onde enfrentam temperaturas de mais de 60° C negativos. Uma vez ao ano, em grupos de dez, as belugas passam vários dias em águas rasas, tão quietas como se estivessem mortas. O objetivo é não atrair predadores enquanto trocam de pele.

Entre as baleias, as belugas são as que têm o mais sofisticado sistema de navegação. Usando a voz, emitem trinados que as ajudam a se localizar sob o gelo. Além de desviá-las dos predadores, o sonar as ajuda a encontrar falhas no gelo, por onde saem para respirar. Apesar do grande pulmão, precisam vir à superfície, pelo menos a cada vinte minutos. Quando não consegue achar uma saída, a beluga usa a força. Choca-se de encontro ao gelo sendo capaz de, com seus cinco metros de comprimento e uma tonelada de peso, romper camadas de gelo de até 7,6 centímetros. Isso é mais do que a espessura do Dicionário Aurélio.

Mas elas não são apenas força bruta. As belugas também cantam. Os “canários do mar” estão entre os cetáceos que emitem os trinados musicais mais variados. Às vezes imitam até violinos e trombetas. Além de estar entre os únicos mamíferos marinhos capazes de nadar para trás, as belugas, ou baleias brancas do gelo, são também as únicas baleias de cor branca do mundo. Eu não sei qual é a cor dos anjos, se são negros, vermelhos, morenos ou amarelos, mas alguém que acha que eles são brancos chamou as belugas de “Anjos do Mar”.

Deus é o verdadeiro anjo, não somente do mar, mas também da Terra e do Universo. E esse Deus maravilhoso prometeu: mesmo que os seus pecados sejam vermelhos como um morango, Eu os tornarei brancos como o algodão.

O sangue vermelho de Cristo é a fórmula química que Deus usa para branquear a nossa vida. E basta caminhar na direção de Deus, olhando para o Calvário. É na cruz que está o poder que nos perdoa totalmente e torna nossa vida mais alva do que a neve. É só pedir. E quando você pede com sinceridade, você deve crer que foi atendido. Não precisa pedir duas, três vezes, a mesma coisa, pois não é bom ficar lembrando o que Deus esqueceu.