Algumas pessoas consideram a Bíblia um livro difícil de entender. Se você alguma vez pensou assim, não se sinta mal. Pedro comentou sobre os escritos de Paulo: “Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles” (2 Pedro 3:16).
Quero falar sobre os textos mais difíceis da Bíblia. Não estou me referindo à profecia das 2.300 tardes e manhãs ou à doutrina do santuário. Também não estou falando das figuras do livro de Apocalipse ou das genealogias e cronologias. Os textos mais complexos da Bíblia não são os de difícil interpretação, mas os de difícil aplicação.
O provérbio de hoje é um deles. O sábio nos convoca a sentir tristeza com a queda de nossos inimigos. Sejamos sinceros: isso é algo bastante difícil. Nossa tendência natural é sentir prazer quando alguém que nos prejudicou está passando por dificuldades.
No Sermão do Monte, Jesus foi ainda mais claro sobre esse assunto: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos’. Mas Eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no Céu. Porque Ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!” (Mateus 5:43-47, NTLH).
Esses são textos difíceis de serem aplicados; mas, se você estiver ligado a Deus, conseguirá torná-los realidade em sua vida. Deus ama a todos, até aqueles que O rejeitam. Siga Seu exemplo!