Quarta-feira
03 de janeiro
Ouça seus pais
Ouça, Meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. Eles serão um enfeite para a sua cabeça, um adorno para o seu pescoço. Provérbios 1:8, 9

No ensino fundamental, estudei em uma grande escola de minha cidade. O espaço físico era tão extenso que os funcionários se deslocavam de carro. A distância era grande entre o prédio de aulas e o campo de futebol. Para jogar bola o máximo de tempo possível durante os minutos do recreio, meus colegas usavam uma estratégia: pegavam “carona” nas Kombis da instituição, que transitavam constantemente de uma ponta à outra.

Essa “carona” era sem o consentimento do motorista. Eles se penduravam atrás do veículo e pulavam em uma estrada de areia perto do campo de futebol. Era realmente arriscado; por isso, minha mãe sempre dizia para eu não fazer isso. Durante muito tempo, eu lhe obedeci sem discutir. Porém, em um fatídico dia, resolvi desobedecer. Subi na traseira do veículo com meus colegas. Um detalhe, no entanto, fez toda a diferença. Como era a primeira vez que eu fazia aquilo (foi a última também), não sabia onde deveria pular. Então saltei em uma estrada de pedra, e com o carro em velocidade. Resultado da minha desobediência: um dente quebrado, lábios feridos, vários arranhões pelo corpo e, logicamente, um castigo de minha mãe.

O versículo de hoje é uma advertência para filhos de todas as idades. Ouvir os conselhos dos pais é o que podemos fazer de mais prudente e seguro na vida. O verbo “ouvir”, nesse contexto, deve ser entendido com o sentido de obedecer. O sá­bio está nos aconselhando a seguir à risca os conselhos dos pais.

Essa é uma verdade tão importante que Deus a deixou registrada nos dez mandamentos ao dizer “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12). O que me impressiona nessas palavras é que, há muito tempo, Deus já vem avisando que obedecer ao pai e à mãe evita que coisas ruins nos aconteçam. Para comprovar a realidade do preceito divino, basta ler os jornais. Neles, você encontrará diversas histórias trágicas de filhos que não ouviram seus pais.

Alguns perdem o dente, outros a paz, a saúde, a liberdade e, às vezes, a vida por desobedecerem aos pais. Em assuntos como namoro, lugares para frequentar e em tantas outras questões, é sempre importante ouvir o conselho dos pais, sobretudo, se eles têm ouvido as orientações do Pai celestial. Faça o compromisso com Deus de obedecer a seus pais. Você só ganhará com isso.