Os grilos machos só cantam na época do acasalamento. E eles o fazem em qualquer lugar, mesmo sem ter uma parceira em vista. Ocorre que são as fêmeas que saem procurando um companheiro por entre moitas de capim, ramos e folhagens. Por isso, precisam ouvir o cri-cri com muita atenção.
Felizmente, os grilos também têm excelente audição. Mesmo estando longe, a fêmea consegue entender a voz do amado. Ela move as pernas na direção do som para sintonizar a canção e segui-la até encontrá-lo. O ouvido do grilo é constituído por uma fenda no joelho que conduz a uma cavidade auditiva coberta por uma membrana. Quando o som chega, a membrana vibra. Então o grilo vira as pernas na direção do som.
Para nós a audição também é muito importante. Além de escutar, o ouvido nos ajuda a manter o equilíbrio. Os sons vindos do lado direito chegam primeiro ao ouvido direito e os sons vindos do lado esquerdo chegam primeiro ao ouvido esquerdo. Mas os sons que ocorrem à nossa frente ou atrás chegam aos dois ouvidos ao mesmo tempo.
Fique atento aos fones de ouvido. Quando o som é muito alto, podem ocorrer problemas de surdez. Se outra pessoa consegue ouvir o som do fone que está no seu ouvido, então é melhor diminuir um pouco o volume.
Um dos motivos por que os cães fogem do barulho dos trovões e das bombas é que o aparelho auditivo deles é extremamente sensível. Eles são capazes de ouvir sons que nosso ouvido não percebe.
Saber ouvir é uma ciência. As palavras salvam e condenam. Elas só devem ser ditas na hora certa, da maneira certa e às pessoas certas. Se você quer ter sucesso, aprenda a ouvir. Há muita gente falando e pouca gente ouvindo.
Salomão chamou de tolas as pessoas apressadas, que falam antes de ouvir. Ouvir com atenção e mostrar à outra pessoa que você está interessado no que ela diz é o primeiro passo para desenvolver boas amizades.
Algumas pessoas não conseguem fazer amigos porque não conseguem ouvir. Tornam-se egoístas e controladoras. Aos poucos, todos se afastam desse tipo de pessoa, pois não é fácil conviver com quem não sabe ouvir os outros. É importante participar e apresentar nossos pontos de vista, mas, como regra geral, seremos mais felizes se conseguirmos ouvir um pouco mais as pessoas.