Em uma agitada rua de Nova York, o homem perguntou: “Você está ouvindo o canto de um grilo?” Surpreso, o amigo riu e disse: “É impossível, no meio de tanto barulho, escutar o insignificante canto de um pequeno grilo.”
No entanto, o som do bichinho estava cada vez mais evidente para o homem, que o encontrou escondido no ângulo entre duas paredes. “Não disse que estava aqui?!” Impressionado, o amigo perguntou: “Como você conseguiu perceber o canto desse grilo no meio de tanto barulho?” A resposta foi profunda: “É que treinei meu ouvido para escutar o som dos animais.”
Como anda seu ouvido? Que tipo de sons você reconhece com facilidade na frenética sinfonia de tons e barulhos que a vida produz? No meio da agitação do mundo, os cristãos têm o desafio de manter os ouvidos espirituais sintonizados com a frequência do Céu.
Se em sua vida a voz de Deus tem se tornado um ruído imperceptível ou se sua conexão com o Céu sempre cai, está na hora de repensar suas prioridades e começar a treinar seus ouvidos espirituais para perceber com clareza a mensagem divina.
É mais ou menos sobre isso que Jesus está falando no versículo de hoje. A fé é o instrumento que afina o ouvido espiritual de quem deseja escutar o Céu. Com ela, os sons do mundo perdem o valor, e a voz de Deus se torna clara e perceptível. Sem ela, Deus continua falando, mas nós não podemos entender o que Ele diz.
É que a ausência de fé dá à existência prioridades erradas. Pessoas incrédulas deixam de gostar das coisas que Deus gosta e afinam a frequência com os prazeres do mundo. Para gente assim, a vida cristã se torna um fardo e sem graça. Porém, quem ajustou seu ouvido à voz do Espírito Santo, ama obedecer a Deus, tem prazer nos atos de misericórdia e considera a vida eterna como algo incrível, que não pode ser perdido em hipótese alguma. De outro lado, acostumadas a ouvir somente o barulho ensurdecedor do pecado, muitas pessoas diminuem de forma progressiva sua capacidade de captar a mensagem do Céu. O resultado é falta de fé nas Escrituras.
Para que essa não seja sua realidade, treine o ouvido espiritual e aprenda a ouvir a voz de Deus. Agindo assim, você conseguirá perceber, com clareza, os sussurros do Espírito Santo em seu coração.