Certo dia, uma mulher dirigindo seu carro fechou um motoqueiro. Este revidou insultando-a. A mulher então perdeu o controle e, dominada pela raiva, jogou o carro na direção do motoqueiro, que bateu contra um poste e morreu imediatamente junto com sua irmã que estava na garupa. A motorista era uma profissional renomada, que, devido a esse momento de descontrole, destruiu sua vida, sua reputação e arruinou sua família.
O verso de hoje nos fala da importância da paciência e do controle emocional. Vejo a paciência como uma virtude que se desdobra em três aspectos: 1) serenidade para suportar circunstâncias difíceis da vida; 2) capacidade de sofrer injúrias sem reagir de modo destemperado; e 3) habilidade para agir com tolerância, ou seja, ser compreensivo com o erro do próximo.
Embora seja valente, o sábio procura manter o autocontrole. Certa vez, alguém disse que “controle emocional é quando o coração e o cérebro são irmãos”. Essa definição é interessante, pois, ao perdermos o controle, fazemos coisas das quais certamente nos arrependeremos. Às vezes, por uma questão de segundos, relacionamentos são quebrados, projetos são desfeitos e até crimes são cometidos.
O conselho do verso de hoje tem uma promessa de prosperidade implícita, pois quem se controla está em uma condição melhor do que a daquele que conquista cidades. Do ponto de vista profissional, penso, inclusive, que essa lição é ainda mais importante para a geração atual, pois não estamos mais na era da valorização das hard skills, as habilidades técnicas. Afinal, os robôs nos superam com facilidade nesse aspecto. O foco do mercado está nas soft skills, as habilidades comportamentais, que estão ligadas ao modo como o indivíduo se relaciona. O equilíbrio emocional é a habilidade mais desejada pelos recrutadores de grandes empresas.
De agora em diante, toda vez que você pensar em perder a paciência, lembre-se de que segundos sem controle podem arruinar sua vida. Fale com Deus e comece a cultivar a paciência. Certamente você será mais feliz e estará mais apto para vida em comunidade.