Um dos maiores sites de notícias do Brasil trouxe uma matéria que impressiona só pela chamada: “Estudante de 17 anos passa em dez vestibulares de medicina.” Na lista de faculdades, estão as mais concorridas do Brasil, e o garoto escolheu a USP para estudar.
A matéria reproduziu uma declaração do aluno sobre a sua rotina de estudos: “Eu tinha aula de manhã, e ficava, às vezes, até as 17h30. Quando eu chegava em casa continuava estudando. De três a cinco horas por dia. Só parava para jantar e tomar banho. Nos fins de semana, eu costumava estudar umas sete horas por dia.”
Um professor contou que “o rapaz sempre foi muito focado. Sempre tirou notas altíssimas em todas as disciplinas, mesmo as que ele dizia não ter muita afinidade. Mas o que mais chamava atenção nele era sua performance participativa. Ele participava de tudo: olimpíadas, aulas de aprofundamento, simulados. Tudo o que a escola oferecia, ele aproveitava, e muito bem”. Esse jovem soube usar o tempo e o vigor para crescer na vida.
O provérbio de hoje apresenta uma situação que envolve trabalho, produção e dedicação. Em um contexto agrícola, o sábio mostra um agricultor que dispensou o uso de bois para o serviço com a terra e, sem essa força de trabalho, o resultado da produção foi nulo. A mensagem é clara: quem não está disposto a investir em si mesmo e em seu trabalho acabará de mãos vazias.
Algumas pessoas querem ter uma grande colheita dispensando os bois do arado. São pessoas que sonham em ser bons alunos, mas não querem abrir mão da diversão para estudar um pouco mais. Pessoas desse tipo também acham que serão espirituais sem dedicar tempo para a devoção pessoal.
Pagar o preço do sucesso é necessário em quase todas as áreas da vida. Se quiser chegar ao topo, terá que pisar na base, escalar obstáculos e ferir os pés. Até Cristo teve de pagar um preço alto para alcançar o sucesso. Ele pagou o preço da cruz para nos salvar.
Para passar em vestibulares, conseguir o emprego dos sonhos, ter sucesso na escola ou ser o melhor no esporte, é preciso pagar o preço com esforço e dedicação. A única área em que não temos preço a pagar para alcançar um grande bem é a salvação. Nesse caso, o preço foi pago por Cristo. Portanto, valorize e aceite o preço pago por Cristo e seja feliz.