Terça-feira
27 de fevereiro
Pague o preço
O princípio da sabedoria é: adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Provérbios 4:7, ARA

“O que você faz no escuro é o que te coloca na luz.” Essa frase foi colocada no fim de um vídeo comercial que tratava da pesada rotina de treinos do nadador Michael Phelps, que com 30 anos e 22 medalhas olímpicas é, praticamente, imbatível nas piscinas.

A intenção do vídeo era mostrar que o segredo do sucesso está nas horas solitárias de preparação e sofrimento. A revista Veja fez uma matéria sobre a intensidade dos treinos do nadador. A reportagem dizia: “Em janeiro, Phelps seguiu para o Centro de Treinamento Olímpico dos Estados Unidos para um mês de preparação. Nadou entre 12 mil e 16 mil metros por dia, combinando a rotina com musculação, exercícios cardiorrespiratórios e, principalmente, treinamentos para grandes altitudes. A rotina normal de treinamento de Phelps inclui, além das piscinas, musculação todas as manhãs e exercícios específicos de preparo físico, dentro e fora da água.”

Nada que seja realmente valioso e duradouro se adquire sem esforço. Até a salvação, que é de graça para nós, custou um esforço sobre-humano de Jesus Cristo. No provérbio de hoje, Salomão reproduz o conselho recebido de seu pai que o incentivava a pagar o preço da sabedoria e do entendimento.

Algumas pessoas interpretam de maneira equivocada o texto bíblico que diz que Deus deu a Salomão sabedoria e conhecimento. Não aconteceu um download divino de informações e, em segundos, Salomão passou a saber tudo sobre os diversos assuntos. Ele precisou correr atrás do conhecimento.

Ellen White nos ajuda a compreender melhor esse assunto: “Salomão tomou especial interesse pela História Natural, mas suas pesquisas não estavam limitadas a um determinado ramo do saber. Mediante diligente estudo de todas as coisas criadas, tanto animadas como inanimadas, adquiriu clara concepção do Criador” (Profetas e Reis, p. 33).

Infelizmente, muitas pessoas almejam atingir patamares altos no trabalho, na escola, nos esportes, mas não estão dispostas a pagar o preço do sucesso. Estudar com dedicação, abdicar de horas de lazer em nome do aprimoramento são preços que precisam ser pagos. O que faz alguém alcançar seus objetivos, de qualquer natureza, não são a inteligência ou as oportunidades. O que marca a vida de uma pessoa vitoriosa é a sua determinação. Esforce-se, e Deus o abençoará.