“Se uma imagem vale mais do que mil palavras, então diga isto com uma imagem”, brincou Millôr Fernandes. Deus conseguiria. Ele fez muito mais do que isso ao traduzir milhões de letras e caracteres por meio da imagem de si mesmo e, assim, revelar o que pensa e é. Por esse motivo, Jesus é a “Palavra”.
A linguagem de Deus não se limita a pensamentos formados por conexões de neurônios articulados por meio da fala. É muito mais do que isso. A Palavra de Deus, em primeiro lugar, é uma Pessoa, a segunda da Trindade.
Por isso, quando Deus fala, um poder criativo sem limites entra em cena. Por exemplo: não foram anjos eletricistas que acenderam a luz no mundo ao ligarem fios, conectados a uma usina hidrelétrica formada da imensidão da água turbulenta do mundo pré-semana da criação. Nada disso! Deus disse: “Haja luz e houve luz.” Simples assim.
Jesus é a encarnação da Palavra divina, e a Bíblia é Deus revelado em linguagem escrita. E isso traz resultados incríveis: (1) Deus é onipotente. Então, o estudo sincero da Bíblia tem poder de fazer o impossível na vida de uma pessoa. A Palavra de Deus pode nos fazer vencer qualquer pecado “invencível”. (2) Deus é onisciente. Isso significa que nada fica escondido dele. As pessoas podem atuar no palco da vida e enganar as outras, mas diante da Palavra de Deus, os pensamentos e propósitos do coração são revelados (Hebreus 4:12). (3) Deus é onipresente. A implicação dessa verdade é que não há lugar em que alguém possa se esconder da presença do Espírito Santo e, por isso, estamos sempre seguros. No mais distante ponto deste planeta, escondidos sob a mais escabrosa caverna, a influência da Palavra de Deus, ativada pelo Espírito Santo, pode nos alcançar. (4) Deus é eterno, e sua Palavra também. Logo, ela é definitiva em relação a qualquer assunto da vida. Você pode confiar em tudo o que Deus disser.
Com isso em mente, tome hoje a Palavra de Deus. Ela é a revelação disponível mais aprimorada do Senhor. Ao estudá-la, perceba a maravilhosa imagem de Jesus se formar diante de seus olhos. Isso sempre acontece com os estudantes sinceros da Bíblia e não existe maneira melhor de começar, continuar e terminar um ano. Essa imagem de Jesus vale mais do que um trilhão de palavras humanas. Então, vá à Bíblia e veja você mesmo.