Triste e cheia de problemas de saúde, a viúva chegou até o caixa. Fazia três anos que seu esposo havia falecido, e a dor ainda marcava seu rosto. Trazia no cesto apenas quatro coisas, e quando questionada sobre a forma de pagamento, a pobre senhora admitiu que não tinha dinheiro suficiente. Diante daquela cena, Kasey Simmons se ofereceu para pagar.
Kasey trabalhava como garçom e, poucos dias depois, recebeu uma gorjeta de 500 dólares dos familiares da viúva, como forma de agradecimento pelo ato generoso. Essa história foi tão impressionante que chegou a receber atenção da mídia.
De onde vêm as palavras carinhosas? Certamente, devem vir de um coração bondoso. Mas como podemos ter um coração bondoso? Creio que é como manter um coração saudável. Primeiro, siga uma dieta de bondades. Somos o que contemplamos, e se passamos o dia assistindo a filmes violentos, não seremos pessoas pacíficas. Em algum momento, aquilo com que enchemos nossa mente emergirá. Segundo, faça exercícios. Quanto mais exercitamos a bondade, mais gostamos de fazê-lo. Fomos criados para ser solidários, e quando desenvolvemos essa qualidade, crescemos como pessoas. Terceiro, mantenha o peso adequado. É possível que você já tenha percebido que seu “eu” tem a tendência de crescer muito. É um efeito secundário do pecado. Procure mantê-lo em uma medida justa. Se está acima do peso, isso não será bom, porque você se tornará uma pessoa de coração “gorduroso” e intratável. Se estiver abaixo do peso ideal, você poderá ter problemas de autoestima. Peça a Jesus, o melhor cardiologista que já existiu, que lhe receite algum medicamento. A humildade costuma funcionar para esses casos, a maturidade também. Por fim, volte regularmente ao Médico. Ele tem um currículo espetacular. O ideal é comparecer ao Seu consultório umas três vezes ao dia (Sl 55:17; Dn 6:10). Cristo é especialista em renovar corações.
Quando permitimos que Deus transforme nosso coração, somos capazes de enxergar as necessidades do próximo com mais clareza e agir com mais empatia. As palavras de bondade fluirão naturalmente quando nos conectarmos a Ele.