Nas estantes de livro do meu escritório posso encontrar pelo menos seis versões diferentes de Bíblias em inglês, inclusive a versão King James, que está bem gasta, a qual usei para memorizar meus versos bíblicos quando eu era criança. Se for on-line, tenho muitas outras versões nas pontas dos meus dedos. Como uma australiana de ascendência inglesa que cresceu lendo a Bíblia, acho difícil imaginar que houve um tempo na Inglaterra em que as pessoas não tinham acesso a uma Bíblia em sua língua nativa. A Bíblia não apenas estava indisponível como era ilegal. Naquela época, as Bíblias precisavam ser contrabandeadas de outras regiões da Europa para a Inglaterra.
Devemos muito aos cristãos ingleses fervorosos, especialmente nos séculos 14, 15 e 16, por sua coragem, determinação e tenacidade em desafiar a ordem oficial da Igreja e do Estado para que a Bíblia fosse traduzida para o inglês. Eles fizeram até mesmo cópias manualmente e as distribuíram, colocando sua vida em risco.
Existiram homens como João Wycliffe, que foi denunciado como herege; muitos de seus seguidores foram torturados e mortos. Houve William Tyndale, que morreu como mártir, mas cuja tradução da Bíblia — notável por sua beleza literária — deixou um legado duradouro, não somente aos crentes que vieram após ele, mas também para a língua inglesa em geral. Foi somente em 1535 que Miles Coverdale publicou legalmente a primeira Bíblia em inglês. Ela foi seguida rapidamente por outras versões, algumas oficiais; outras, não, à medida que os ingleses demonstravam sua fome pela leitura da Palavra de Deus em sua língua nativa, em vez do latim da igreja medieval.
No início do século 17, havia tantas versões diferentes da Bíblia que um grupo de reformadores na igreja da Inglaterra pediu que o rei, James I, autorizasse uma nova tradução. Baseando-se bastante no trabalho anterior de Tyndale, a Versão Autorizada King James foi finalmente completada em 1611. Já faz mais de 400 anos que essa Bíblia vem impactando muitas e muitas vidas. De fato, acredita-se que ela seja o livro mais vendido de todos os tempos.
Apesar dos obstáculos que o inimigo coloca em seu caminho, a Palavra de Deus — de onde emana a vida — ainda triunfa. O próprio Jesus disse: “Passará o céu e a terra, porém as Minhas palavras não passarão” (Mc 13:31).
Jennifer M. Baldwin