“Ele é lindo, mas quando abre a boca decepciona a todas.” Assim falava uma garota entristecida com o resultado de uma conversa com um dos rapazes mais bonitos que ela já conhecera. Ela estava encantada por ele até que trocou algumas palavras com o “bonitão”.
Nossas palavras têm o poder de encantar as pessoas ou de causar tristeza e decepção. Deus também está atento ao que falamos. O provérbio de hoje nos ensina que palavras sem maldade agradam o Pai celestial, o que nos leva à conclusão lógica de que palavras cheias de maldade O desagradam e entristecem.
Existem muitas formas de entendermos a expressão “palavras sem maldade”. Uma delas diz respeito a algo que acontece com certa frequência, mesmo entre os cristãos: piadas de duplo sentido. Não há pecado em um filho de Deus contar uma situação engraçada e rir com seus amigos. Há problema, no entanto, quando a piada contada tem conotações imorais e de desrespeito a qualquer classe de pessoas. Como súditos do reino de Deus, não deveríamos nem contar nem gargalhar com histórias imorais.
Outra aplicação da expressão “palavras sem maldade” diz respeito aos xingamentos. Parece um pouco óbvio escrever que cristãos não deveriam falar palavras de baixo calão, mas nunca é demais relembrar nosso dever de usar a boca apenas para o bem. Mesmo nos momentos de raiva, não há justificativa para deixarmos a nossa língua falar coisas que desagradam a Deus.
Há ainda outra forma de nossas palavras estarem cheias de maldade: a fofoca. Algumas pessoas se deleitam em falar mal da vida alheia, destruindo a reputação de outros em rodinhas de conversas. Os verdadeiros filhos de Deus deveriam se manter afastados de qualquer tipo de fofoca.
Aconselhando os cristãos de Éfeso, Paulo falou sobre as características das palavras que devem sair da boca de um filho de Deus: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).
A oração é uma forma maravilhosa de usarmos nossa linguagem. Então, ore hoje para que Deus ajude você a sempre proferir palavras de bondade!