João escreveu dois livros e três epístolas na Bíblia. O primeiro livro foi o evangelho, redigido para nos ajudar a crer em Jesus. O apóstolo viu todas as coisas incríveis que Jesus fizera e escreveu Sua obra para “que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (Jo 20:31). Ler o evangelho de João nos ajuda a crer em Jesus Cristo.
Ao escrever o Apocalipse, o segundo livro, João tem outro propósito. No Apocalipse, ele desvenda a glória de Jesus. Podemos imaginar João declarando: “Deus permitiu que eu visse tudo do ponto de vista do Céu. É de tirar o fôlego! O Cordeiro está abrindo Seu caminho ao longo da história com estrondo para completar o plano original de Deus. Vi a cidade santa, a Nova Jerusalém, descendo do céu. Está descendo para nós, para você e para mim. E ouvi uma voz que dizia: ‘Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus mesmo estará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Seu Deus.’”
E Jesus estará no centro de tudo, do princípio ao fim. E João escreveu o Apocalipse para que os fiéis de todas as eras não perdessem a confiança em Jesus.
Entre o evangelho e o Apocalipse, João escreveu três cartas para mostrar como podemos desfrutar a comunhão com Jesus hoje. O evangelho foi escrito para que possamos crer; o Apocalipse para que possamos confiar; e as três epístolas, para nos ensinar a caminhar com Jesus cada dia de nossa jornada na Terra.
Na época de João, os cristãos eram perseguidos. A pessoa aceitava Jesus como Salvador, e a vida virava um turbilhão. Muitos eram abandonados pela família, rejeitados pelos amigos e perseguidos pelas autoridades. Alguns perdiam o emprego, eram presos e açoitados, lançados às feras, queimados na fogueira. Seguir Jesus custava tudo. Mas, se você perguntasse a um daqueles cristãos como era seguir Jesus, ele lhe diria: “É maravilhoso! Sou tão feliz!”
As “desvantagens” de seguir a Jesus eram compensadas pela comunhão com Ele, que é Emanuel: Deus conosco. Crer significa mais do que aceitar fatos sobre Jesus. É conhecê-Lo para a vida ou para a morte.