Quarta-feira
29 de janeiro
Parecia certo
Guia-me pelo caminho eterno. Salmo 139:24??

Eu estava mostrando para Melissa um lugar especial e isolado, o preferido do meu pai, no Stanley Park, que fica no estado de Colúmbia Britânica, no Canadá. Sentamo-nos num banco de madeira vermelha para uma sessão de V e V (Ver e vegetar, como a Melissa gosta de dizer). Foi aí que nós a vimos. Com pelo menos 1 centímetro de comprimento, o corpo segmentado da formiga exalava confiança. Ela inicialmente se dirigia para a margem de samambaias e flores silvestres, que ficava do lado oposto da calçada cheia de areia. 

– Vou chamá-la de FCB – Melissa falou enquanto a observava atentamente. 

– As iniciais de Formiga da Colúmbia Britânica. 

No começo, a FCB estava indo muito bem. Depois de 12 centímetros de caminhada, a formiguinha fez uma curva para a direita e vagou sem rumo. A seguir, ela fez uma curva em “U” e continuou andando em semicírculos. Então Melissa pegou um galho e desenhou uma linha reta no chão até a margem de plantas e tentou levar a FCB por ela. A formiga caiu dentro do caminho desenhado, endireitou-se e caminhou alguns centímetros em direção à margem. 

– Olha! – Melissa gritou. – Eu fiz o caminho, e a FCB está andando nele. 

Vai sonhando, pensei. Depois, a FCB atravessou a beira da reta e começou a fazer um zigue-zague outra vez. Assim, Melissa colocou galhos dos lados do caminho, construiu bordas de areia mais altas e começou a guiar verbalmente a formiga. (Obviamente, havia uma barreira de linguagem.) 

– Duas primas da FCB estão seguindo dentro do caminho que criei – Melissa falou. Porém a FCB não estava, pois ela tinha dado meia-volta e voltado ao ponto inicial. – Achei que as formigas fossem inteligentes. Isso é ridículo! A FCB já desperdiçou tempo e energia e não chegou a lugar nenhum. Ela já podia estar almoçando se tivesse seguido o caminho que eu fiz. 

– Igual aos seres humanos – eu disse. – A Bíblia nos mostra um caminho claro. Mas quantas vezes nos desviamos dele, vagando de um lado para o outro, e às vezes voltando para o ponto inicial, longe do nosso objetivo final? 

Trinta minutos depois, levantamo-nos para ir embora, mas a FCB continuava imóvel no canto do banco de madeira vermelha, longe da margem de samambaias e flores silvestres e longe do seu almoço. 

Senhor, pensei, renova meu coração. Ajuda-me a aprender o caminho e a não fazer desvios desnecessários. Guia-me no caminho da eternidade. 

Arlene R. Taylor