Esse verso se tornou minha “promessa” diária nos últimos anos, simplesmente porque, quando você o memoriza e o diz em voz alta, a paz inunda o coração. Essa é uma promessa do próprio Jesus. Ele quer que tenhamos paz. O que nos traz paz interior quando as circunstâncias parecem fora de controle?
Uma maneira de desenvolver uma paz constante é viver sempre “no agora”. Podemos passar muito tempo pensando no passado ou tentando adivinhar o futuro. Porém, não conseguiremos fazer muita coisa se nossa mente não estiver focalizada no hoje. Quando você olha para o passado como uma referência, e não como uma residência, você dá para sua mente a habilidade de abraçar sua realidade atual.
Outro jeito de encontrar a calmaria é controlar nossos pensamentos. Por causa das promessas de Deus, consigo ter paz onde estou. “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6, 7). Permitir que a paz que excede todo entendimento tome conta de nossa mente é uma escolha nossa.
A Bíblia nos deu a receita para uma mente tranquila em Filipenses 4:8: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.” Esse é um verdadeiro teste para os nossos pensamentos. Controlar a mente não é algo que consigamos fazer por nossas próprias forças. Precisamos ir a Deus todos os dias, pedindo a ajuda Dele para fazer substituições naquilo que pensamos. Conforme substituo meus próprios pensamentos pela Palavra de Deus, a paz toma conta, e eu me acalmo.
Por fim, a oração é outro jeito de ter paz. Como? Quando ora, você está exercitando a fé em Deus. A situação que você está enfrentando hoje pode não estar diferente amanhã, mas a sua perspectiva muda quando você ora. Você passa a ver os seus problemas de uma forma diferente. A oração muda você.
Se você estiver se sentindo ansiosa e sobrecarregada hoje, confie em nosso Pai do Céu. Vá, viva o seu dia em paz. Deus já proveu tudo.
{ Raquel Queiroz da Costa Arrais }