Decidi cunhar uma sigla: PDV significa Principais Desapontamentos da Vida. Concluí que já passou da hora de falarmos sobre eles e oficializá-los, embora domesticando-os um pouco, como as siglas tendem a fazer. […]. Muitas de nós, mas nem todas, já os tivemos. Eles se escondem por trás de olhos felizes e largos sorrisos. Aqui está minha breve lista de algumas das coisas que se encaixam na categoria de PDVs.
1. Luto precoce: a perda de um filho ou de um jovem cônjuge dói mais do que a perda de um ente querido que tenha vivido o tempo esperado. Essas privações trazem uma aflição indescritível.
2. Problemas crônicos de saúde: especialmente doenças estranhas, pouco compreendidas, como fribromialgia e síndrome do intestino irritável. O sofredor, geralmente, anda por uma estrada solitária.
3. Filhos desencaminhados: um pai autêntico não consegue romper os laços emocionais com o filho, assim como um rio não pode interromper seu fluxo. Um filho que se desgarra torna essa ligação extremamente dolorosa.
4. História de abuso: especialmente incesto ou violência doméstica, que danificam a engrenagem do vínculo, de tal modo que os relacionamentos ficam difíceis dali em diante. Não só as ligações de família da vítima ficam para sempre comprometidas, como o senso de ser um desajustado entre pessoas mais saudáveis o impele à subpopulação que o violentou em primeiro lugar.
5. Fracasso de uma relação: os relacionamentos são delicados, intrincados e complicados. Os melhores cirurgiões devem, por vezes, atestar a morte de um paciente. Isso acontece, às vezes, com os relacionamentos.
A lista continua, enumerando tantas tristezas quantas um planeta caído pode produzir. Não estou escrevendo para nos deprimir. Em vez disso, estou propondo uma solução. E aqui está: Jesus nos salva dos PDVs. Não da maneira como gostaríamos que Ele nos salvasse, mas da maneira dEle. No caso da pessoa que vive apenas para este mundo, os PDVs a arrastam para baixo, desafortunadamente e sem apelação. No entanto, para uma pessoa com fé, que se prepara para a vinda de Jesus, um PDV provê a necessária cunha entre seu espírito e as coisas do mundo. Os PDVs nos ajudam espiritualmente, mesmo enquanto nos ferem temporariamente. Mais do que isso, os PDVs nos conduzem para uma Fonte mais elevada de satisfação – e para o poder da Sua Palavra.
Jennifer Jill Schwirzer