Sexta-feira
10 de novembro
PECADO ENCOBERTO
Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Provérbios 28:13

A Bíblia conta a história de um homem que ficou conhecido por esconder o seu pecado. O nome dele era Acã. Ele pertencia à tribo de Judá e participou da vitória de Israel sobre Jericó. Foi uma batalha memorável, na qual o nome de Deus foi exaltado. Junto com a vitória, veio a advertência: “Fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos” (Js 6:18). 

No entanto, Acã deu um “jeitinho” de levar para a sua tenda algumas riquezas. Ele mesmo disse: “Quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia, dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas, eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda” (Js 7:21). Segundo a Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento), aquele era “um manto bordado de muitas cores”. Era uma veste cara, provavelmente utilizada pelos membros da realeza ou cidadãos mais ricos. O historiador judeu Flávio Josefo disse que se tratava de “uma vestimenta real, tecida inteiramente de ouro” (Comentário Bíblico Adventista, v. 2, p. 203). 

Perceba que a trágica escolha de Acã começou pelos olhos, da mesma forma que o pecado de Eva (Gn 3:6). Acã olhou, cobiçou e finalmente agiu, cometendo o furto e encobrindo a transgressão. Essa é a dinâmica do pecado. Infelizmente a escolha de Acã trouxe sérias consequências para Israel e, inclusive, para a sua família. Ele e tudo quanto possuía tiveram que ser destruídos a fim de que Israel voltasse a uma base sólida de santidade e justiça (Js 7:25, 26). O fato de a sua família ter sido morta também revela que provavelmente compactuasse com o segredo de Acã. 

Essa história está registrada na Bíblia para nos advertir sobre as sérias consequências do pecado. Quando escondemos algo errado, trazemos maldição para a nossa vida e para aqueles que estão ao nosso redor. Isso está acontecendo com você neste momento? Leia este verso: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9). É melhor ter o pecado coberto pela misericórdia de Deus do que pelas pedras da cobiça (Sl 32:1-5).