Quinta-feira
14 de dezembro
PECADORES
Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 1 Timóteo 1:15

Noé ficou bêbado na frente dos filhos. Abraão mentiu sobre a identidade de sua esposa. Jacó enganou o pai para receber uma bênção. Miriã espalhou fofocas sobre o irmão e a cunhada. Arão fabricou um ídolo em forma de bezerro. Moisés feriu a rocha. Gideão duvidou. Davi adulterou e matou um soldado leal. Sansão desobedeceu aos pais. João odiava estrangeiros. Pedro negou Jesus. Paulo perseguiu a igreja. 

Há dois fatos muito importantes sobre as pessoas da lista acima: 1) todas cometeram erros graves e 2) todas foram usadas pelo Céu para cumprir uma missão na Terra. Paulo, por exemplo, foi o autor que mais escreveu livros da Bíblia. São 14 cartas ao todo. Isso corresponde a mais da metade do Novo Testamento. Ele fez três grandes viagens missionárias e plantou mais de 20 igrejas. Que tremenda contribuição! Que enorme legado! No entanto, é importante lembrar a forma como o grande apóstolo referia a si mesmo. Ao escrever a Timóteo, Paulo relembra a verdade mais solene do evangelho: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”, e continua dizendo: “dos quais eu sou o pior.” 

Deus usa pecadores. Isso é um absurdo? Talvez. Mas essa é a maior realidade deste lado da eternidade. O Eterno escolheu usar gente imperfeita e cheia de falhas para cumprir Seus propósitos. Mas por que Ele decidiu recrutar pessoas assim? Primeiro, porque esse é o único tipo de gente que existe. Segundo, porque enquanto usa, Ele transforma. Terceiro, porque a fragilidade do instrumento torna ainda mais impressionante a realização da obra. Simples assim. 

Você se sente indigno? Sente vergonha de coisas que fez no passado? Chegou a pensar em desistir de seu chamado ou sua vocação? Lembre-se de que seus erros não o definem e não anulam sua identidade. Você é um filho amado do Pai. Ele pode usar você. Ele quer usar você. Nas mãos Dele, sua vida pode se tornar um sinal do que a graça é capaz de fazer. Afinal, somos apenas instrumentos imperfeitos nas mãos de um Deus perfeito. Então não desista. Reconheça sua condição e aceite o convite.